Post Top Ad

Cidade no Irã utiliza os telhados de casas como ruas



Masouleh, no Irã, possui uma característica bastante curiosa que encanta os visitantes da região. A cidade com mais de 10 séculos, com residências construídas na encosta da montanha de Alborz, foi projetada com telhados que além de cobrirem as casas servem como pátios e vias para o trânsito de pessoas.




O modelo construtivo do local se baseia no uso de escadas e faixas que proporcionam uma ligação entre os telhados de edificações inferiores e edificações do nível superior, algo que estabelece um sucessivo padrão responsável por criar as vias e os pátios.




As casas constituídas em barros e cana seguem conservadas após séculos e proporcionam um compartilhamento único do espaço entre seus cerca de 560 habitantes, não sendo permitida a entrada de veículos para preservar tais características.






Popularmente conhecida na região como “O pátio do edifício acima é o telhado do edifício de baixo”, a cidade possui residências seguindo certo padrão de estrutura, formadas por quartos, sala, banheiro, terraço no nível superior e celeiro no nível inferior.








Ainda que se assemelhe um pouco com as periferias existentes no Brasil, a cidade é um exemplo de uso alternativo dos espaços públicos, visto que com o aumento da densidade urbana requer soluções diferenciadas para serem utilizadas como referência.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad