Post Top Ad

Por que alguns gatos dormem muito?


imagem: google

Quem é dono de um felino ou é familiar com os hábitos desse animal já sabe que o sono dos bichanos é um tema que pode render muita discussão. Dono de hábitos noturnos, os felinos podem passar a noite toda em busca de novidades e atividades para se ocupar e, no entanto, durante o dia os gatos dormem por muitas e muitas horas a fio, chegando a preocupar seus tutores com tantas horas de sono e descanso.

Embora a introdução deste artigo possa parecer um tanto exagerada para quem não conhece bem a vida e os costumes dos felinos, basta dizer que alguns gatos dormem por até 20 horas para dar uma ideia do tamanho do amor dos bichanos pelo sono. Mas se engana quem pensa que esse tempo todo de descanso ocorre de uma só vez, já que os felinos, na realidade, são capazes de tirar uma série de pequenos cochilos que, somados, completam até 20 horas, mas não de adormecer totalmente por todo esse período.

Seja como for, 20 horas de sono são um exagero pra qualquer pessoa e quase qualquer outro animal, e o fato de os gatos terem hábitos noturnos explica grande parte desse mistério. Naturalmente mais alertas e ativos durante a noite, os bichanos já nascem com uma fisiologia mais selvagem e que pode ser comparada a de um predador, e mesmo sendo domesticados, os sinais que incentivam o animal a descansar durante o dia e ir para a caça durante a noite seguem presentes.

Esse instinto caçador pode ser notado em muitos outros aspectos do comportamento e das atitudes de um felino, que vão além do sono, incluindo o estilo das brincadeiras que consideram favoritas e incluem atos como rastejar nas sombras; ficar a espreita do dono e até pular em cima de pessoas ou objetos sem aviso. Gastando energia com as brincadeiras do dia-a-dia, os felinos sentem a necessidade de descansar e guardar sua força para a caçada da noite, que mesmo que não ocorra terá o gato acordado e alerta.

Obviamente, fatores como a raça, a idade, o estado de saúde e até o temperamento do animal também podem influenciar no nível e nas horas de sono de um felino, e assim como nós, humanos, o sono dos gatos também pode ser afetado pelas mudanças climáticas. Porém, mesmo vindo de uma origem mais selvagem e caçadora, os felinos tem uma grande capacidade de adaptação, e podem se condicionar a modificar parte dos seus hábitos de descanso para conseguir passar mais tempo com a sua família, se for do seu desejo.

Outro item que também pode causar mudanças no sono dos bichanos é a sua alimentação. Sabendo quais são os momentos em que recebe comida, o animal que vive dentro de casa acaba se ajustando à rotina de refeições da família, podendo acabar dormindo ainda mais em função disso, ao contrário dos felinos de rua que, justamente por precisarem se mexer para conseguir se alimentar, podem ficar acordados por mais tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad