Post Top Ad

7 Dicas para você ser encontrado na internet

O que você tem feito para que seus futuros clientes encontre você e seus produtos na internet?
Imagem: fancycrave1

Hoje quero trazer algumas dicas para você artesã(ão) colocar em prática e começar a atrair seguidores e transformá-los em clientes.

Vamos lá!!!

Dica 1:
Atue em um nicho específico
Imagem: Pasja

Essa talvez seja uma das maiores dificuldades de uma/um artesã(ão) pois geralmente temos a facilidade de fazer várias técnicas diferentes. Mas é preciso que fique claro que existe uma diferença muito grande entre você ter um ateliê físico e você vender seu artesanato online.

Em um ateliê físico você precisa ter uma variedade de peças expostas para que o cliente possa ver, se encantar e geralmente já levar. No online não! Quanto mais específico você for e se especializar em um Nicho, ou até mesmo em um Micronicho, maiores são as suas chances de converter em vendas.

Por quê?

Quando as pessoas buscam por um produto na internet, de que forma elas fazem isso?

Através de “palavras chaves” que elas digitam no Google, nas redes sociais, no Elo7 e outros. Quando você atua em um Nicho, você tem condições de se tornar referência nele, utilizar tags mais específicas que permitirão que você seja encontrado com mais facilidade nessas buscas.

Mas como definir em qual nicho devo atuar?
Neste caso, te convido a assistir uma Live que fiz há alguns dias, na qual eu explico o que é Nicho e Persona e como você deve fazer para definir seu Nicho de atuação.


Dica 2:
Use pelo menos Instagram, Facebook e WhatsApp
Imagem: JESHOOTScom

Hoje, a maioria das pessoas tem um celular com acesso à internet e milhões de brasileiros usam diariamente essas 3 mídias para se comunicar, realizar compras e vender seus produtos.

Se as pessoas estão nessas mídias, é lá que você precisa estar e divulgar o seu artesanato.

Instagram, Facebook e WhatsApp são mídias diferentes mas que se complementam quando usadas de forma correta. Saber usar essas e outras mídias de forma correta, pode significar a diferença entre o seu sucesso ou não sucesso como artesã(ão).

Abaixo, uma Live que fiz há alguns dias, na qual eu falo sobre o WhatsApp Business.


Dica 3:
Faça posts com regularidade
Imagem: Alexas_Fotos

Apenas usar as redes sociais por si só, não significa que você terá muitos seguidores, bons resultados e boas vendas. Existem várias técnicas diferentes que devem ser aplicadas em cada uma delas para que você possa atrair seguidores e transformá-los em clientes.

Uma dessas técnicas é fazer posts com regularidade.

As pessoas tendem a acompanhar mais os perfis que fazem posts com regularidade,
que sempre trazem alguma novidade para elas.

Dica 4:
Poste conteúdos de qualidade e que atraia seu público
Imagem: mohamed_hassan

Muitas vezes nós artesãs(ãos) até postamos conteúdo regularmente em nossas redes sociais, mas nem sempre nos atentamos para alguns detalhes essenciais.

Fotos com qualidade são muito importantes para atrair as pessoas para as suas redes sociais.
Primeiro as pessoas são atraídas pelas imagens, para depois lerem a descrição.

Mas além de boas imagens dos seus produtos, o ideal é que você ofereça aos seus seguidores um conteúdo de valor para eles.

Postar dicas sobre assuntos que são de interesse do seu público e com regularidade, é uma forma extremamente eficaz de mantê-los interagindo, curtindo, comentando, compartilhando, se tornando fiéis e consequentemente futuros clientes.

Dica 5:
Faça vídeos
Imagem: jyliagorbacheva

Um levantamento feito pela Cisco apontou que em 2020, mais de 80% do tráfego online será gerado por vídeos. Vídeos superam textos e fotos juntos quando o assunto é compartilhamento de um conteúdo.

Quando você grava um vídeo, mostrando os bastidores da produção, os detalhes das peças e de preferência, com você aparecendo nele, você passa confiança para as pessoas e faz com que aumente a probabilidade deles se tornarem seus clientes.

Sei que aparecer no vídeo não é algo tão simples para qualquer pessoa, para mim também foi difícil no início. Mas se esforce para aparecer.

Se no início você não conseguir, procure gravar pelo menos a sua voz. Mostre as peças e a sua voz de fundo descrevendo-as, isso criará uma conexão maior com quem está assistindo o vídeo!

Dica 6:
Faça Stories
Google

Quando você vai a um shopping fazer compras, geralmente você olha várias vitrines antes de realmente fazer uma compra. Os Stories funcionam como a vitrine da sua loja, do seu ateliê.

Tanto no Instagram quanto no Facebook é importantíssimo você fazer Stories com regularidade e qualidade é claro. Assim, a probabilidade de uma pessoa que viu o seu Stories vir a se tornar seu cliente é muito maior.

Dica 7:
Estude e entenda sobre Marketing Digital
Imagem: Google

Além de seguir as dicas acima, é muito importante que você que deseja ser uma/um artesã(ão) de sucesso, tenha um conhecimento mínimo sobre Marketing Digital.

Como eu já havia dito no artigo anterior (LINK), empresas e profissionais que não se adequarem à essa nova realidade de venda de produtos online, vão fechar as portas ou perder muitos clientes.

Invista em você, no seu conhecimento, aprenda a tirar o melhor proveito dessa vasta tecnologia que temos hoje à nossa disposição com tanta facilidade.

E para te ajudar nessa tarefa, eu gostaria de lhe apresentar o meu curso, o Artesanato de Sucesso.

O que é o Artesanato de Sucesso?
Imagem: Google

É um curso totalmente online, todo em vídeos, no qual você irá aprender a usar de forma correta as ferramentas para divulgar e vender o seu artesanato.

Instagram - Facebook - WhatsApp - Elo7 - Pinterest - You Tube

Para mais informações sobre o curso é só clicar no link abaixo e me chamar no WhatsApp.

ou

Qualquer dúvida é só chamar no whatsapp que estarei sempre à disposição.

Espero por vocês na próxima semana para mais um conteúdo elaborado com muito carinho pra você meu/minha querido(a) leitor(a)!


Artigo
Aline Camilla
Graduada em Matemática, Artesã, empreendedora digital e especialista em Docência do Ensino Superior e Marketing Digital para o mercado de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad