Post Top Ad

Castelo Zé dos Montes merece uma visita dos devotos de Nossa Senhora





O Castelo Zé dos Montes está localizado na Serra do Tapuia, no município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. É considerado um cartão postal do Município pela sua beleza exuberante que contrasta com a paisagem das serras entres as quais ele está situado.

A construção feita de pedra e cal construído por um aposentado que dá seu próprio nome à sua obra que afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-lo. Levou mais de 20 anos para ficar pronta.




O Castelo foi construído pelas mãos de Jose Antônio Barreto, conhecido como Zé dos Montes (ou Zé do Castelo), que no dia 13 de março de 1940 teve uma “visão de Nossa Senhora” na qual recebia instruções para erguer um complexo de 13 castelos: “estava no serrote dos Caboclos quando ela me deu essa missão: construir 13 castelos pra ela, o mais alto que pudesse”, confidencia.
 Não se sabe o motivo da inspiração do seu Zé, mas o Castelo foi construído usando a arte hispano-muçulmana ou arte mourisca, que é a arte islâmica desenvolvida no Al-Andalus entre os séculos VIII e XV.




O grande Castelo possui apenas uma nave de entrada e é repleto de labirintos intermináveis. Não há simetria alguma nos cômodos, estilos ou  materiais. Segundo o próprio Zé o objetivo foi apenas homenagear Nossa Senhora, e não realizar uma obra de arte arquitetônica.




Lá não existe mobília mas sim várias escadas e alguns altares dedicados à Nossa Senhora. Lá também não há energia elétrica, nem água encanada, tudo é muito simples e rústico, porém de uma beleza ímpar.




Pelo fato de ser habitado por várias famílias de morcegos há boatos na cidade de que o castelo é uma das casas do Conde Drácula. Coincidência, ou não, ele também tem uma grande semelhança com o Castelo de Bran, conhecido como Castelo do Drácula, da Romênia (foto acima).




Seu Zé atualmente não mora no castelo devido a sua idade dificultar a locomoção no interior da construção, e também devido à um assalto que sofreu. Ele construiu uma casa ao lado sobre uma pedra mais segura e com melhor acessibilidade.



É o filho do seu Zé, o Joseildo Gomes, quem hoje administra a construção e guia os visitantes. É aberto para visitantes com custo de uma pequenina taxa, mas infelizmente o castelo começa sofrer com a ação do tempo pois já está fazendo 32 anos que começou a ser construído, e está precisando de uma reforma. O custo dessa reforma é muito alto e o Zé já está com a idade muito avançada e não tem condições para investir nessa restauração, portanto o filho do seu Zé do Monte criou uma associação para angariar recursos para a reforma do castelo, quem quiser ajudar é só procurar o Joseildo no castelo em Serra da Tapuia ou entrar em contato pelo telefone: (84) 98751-8972 ou (84) 99970-9130.




Fonte parcial: https://curiozzzo.com
Fonte parcial: https://pt.wikipedia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad