Post Top Ad

Diminua o Sal incluindo raízes, ervas e especiarias

O Sal realça os sabores e sem exageros traz benefícios à saúde.

O médico Roberto Navarro explica:
"As células humanas são formadas por um compartimento interno e externo. No interno há a predominância de potássio. Já no extra-celular há mais sódio. Todo estímulo de uma célula, como o nervoso, requer a troca de ambientes entre o sódio e o potássio, sendo essencial para regular várias funções do corpo humano"

O Sal equilibra os líquidos do nosso organismo e o excesso leva ele reter mais água que o necessário sobrecarregando o coração e os rins. Essa sobrecarga é a principal causa da hipertensão e podendo ter como consequência o infarto e até um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Como o Sal acentua o sabor dos alimentos, é comum as pessoas irem colocando cada vez mais ao preparar as refeições e é exatamente aí que precisamos tomar bastante cuidado.

O segredo para que o Sal atue de forma positiva é alia-lo com raízes, ervas e especiarias. Ele irá acentuar o sabor de tudo que colocar e seu prato ficará perfumado e muito apetitoso.
Se você não tem o hábito de incluir esses temperos, vai com calma, com pequenas pitadas e assim vai sentindo a melhor medida que deve usar em cada prato, já que cada raiz, erva ou especiaria tem um sabor muito particular.
Você pode ir adquirindo temperos e com certeza vai pegar gosto na arte de cozinhar desta maneira. Pode também ter alguns plantados em vasos e quando chegar o momento da colheita, secar algumas ervas e coloca-las em potes.

É uma linda coleção de cores, aromas e sabores.
Eu gosto de ter também diversas raízes e ervas frescas à disposição.
Em tudo você pode dar seu toque pessoal. 
Uma simples salada de folhas com tomates fica magnífica se temperada com 1/4 cebola ralada, 1/4 de pimentão ralado e folhas de manjericão a gosto, azeite e uma pequenina pitada de Sal.
Todos esses ingredientes vão trazer muitos benefícios à sua saúde.
Comece a incluir esses alimentos em todos os seus pratos e naturalmente vai diminuir no Sal, uma vez que esses pequeninos detalhes vão enriquecer em sabor.
Todos vão aprovar!



Artigo: Binha Martins
Imagens: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad