Post Top Ad

Feijoada de Dia dos Pais: Uma refeição inesquecível!

Nada melhor do que surpreender o Paizão com um dia de pura alegria, onde toda a família se reúne para celebrar o Dia dos Pais e para mostrar através desse momento festivo, o quanto ele é importante.

Neste dia, para que tudo seja perfeito, as arrumações e os preparativos devem começar bem cedo! E quando a casa estiver toda arrumada, o ambiente estará mais que propício para todos darem início aos comes e bebes, que por sinal, além de trazerem o devido sabor que este dia merece, farão com que a felicidade se espalhe naturalmente enquanto as boas conversas acontecem.

Então para você que está se preparando para este grande dia e que do fundo do coração deseja que ele seja inesquecível, a nossa super dica de refeição está na clássica e atemporal Feijoada, que por ser uma receita tradicional e riquíssima em sabor, quando aliada a petiscos e bebidas, fará com que seu Pai se derreta de tanta felicidade.
Agora... Não pense que para fazer uma boa Feijoada, você terá que ficar horas e horas cozinhando (isso sem falar de deixar as carnes de molho no dia anterior para já irem dessalgando ), pelo contrário, hoje em dia existem meios que fazem esse processo ser bem mais rápido e claro, mantendo a mesma essência do processo artesanal. Desta forma, você que estará cozinhando poderá customizar o tempo de preparo e poderá curtir ainda mais com as pessoas da sua família. Legal, né?

E aí? Ficou curioso? Então confira de perto este belo conteúdo, que além de apresentar a melhor receita de Feijoada, trará consigo ótimas dicas para deixar o Dia dos Pais ainda mais especial. Bora lá!
Receita e passo a passo da melhor receita de Feijoada
Feijoada Especial
500gr de Feijão Preto
300gr de Bacon
300gr de Copa Lombo Defumada
2 gomos de Linguiça Seca de Charcutaria
Sal Rosa com Cebola e Alho em Pó (à gosto)
Azeite (à gosto)

Para a Farofa:
300gr de Flocão de Milho
100gr de Bacon Picado
3 Bananas Nanicas
Salsinha Fresca (à gosto)
Azeite (à gosto)

Acompanhamentos:
Geleia de Pimenta
Molho Cremoso de Alho
Arroz Branco
Couve Manteiga Refogada

Para Harmonizar:
Cerveja Lager Artesanal

Dica de Entrada:
Queijo Provolone com Azeite e Orégano
Cerveja Lager Artesanal
Preparo:
Primeiramente coloque o Feijão Preto de molho na água fria por uns 20 minutos, pois isso irá facilitar o seu cozimento e evitará que os grãos se abram. O ideal aqui é calcular a quantidade de Feijão de acordo com a quantidade de pessoas que irá receber. Mas conte com um detalhe, tem sempre aquele que vai querer levar uma "quentinha" para casa e claro, se por algum acaso sobrar, você poderá congelar para saboreá-la em um dia qualquer. Delícia, né!
Por falar em feijões, você sabia que cozinhá-los com carnes é historicamente considerado um prato milenar? Verdade! Se você for pesquisar, verá que cada lugar tem seu modo de preparo. Interessante, não é? E para nossa sorte, o nosso amado Feijão Preto tem origem aqui na América do Sul, ou seja, um grão que orgulhosamente podemos ter na nossa mesa com facilidade sempre que desejarmos.
Para essa receita em especial, nós utilizamos o Feijão Preto da Pachá Alimentos de Contagem/MG, uma empresa que atua há mais de 29 anos fornecendo não só este, mas muitos outros alimentos. Inclusive, eles têm um trabalho primoroso que inicia na escolha do melhor de cada safra, garantindo assim, a alta qualidade dos seus produtos.

E olha que legal... Recentemente eles passaram pela auditoria da SGS, uma instituição de certificação internacional que confirma que a empresa está de acordo com as Legislações do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para nós, esses são detalhes que fazem da Pachá uma grande referência quando o assunto é relação com consumidores, distribuidores e claro, com o meio ambiente.
Dando sequência na nossa receita, assim que o tempo dos Feijões (que estão no molho) passar, já coloque água em uma panela de pressão para ferver. Quando a água levantar fervura, escorra os Feijões e coloque-os na panela para cozinhar por 20 minutos. E enquanto o Feijão cozinha, é hora de iniciar o preparo das carnes. Para isso, pegue aquele seu Caldeirão de Barro maneiro e já deixe ele no esquema, pois é ele que vai dar o toque especial aos alimentos. Sabe porque? Porque além do seu cozimento ser mais lento, o seu visual nos remeterá logo de cara que o alimento ali contido foi feito com muito amor e que está muito saboroso.
Para tal, nós indicamos de olhos fechado os Caldeirões do Ateliê Cerâmica do São Francisco de São Sebastião/SP, que tem a frente a ceramista Maria Aparecida Ivanov, uma parceira que atua preservando o Patrimônio Imaterial de São Sebastião através da cerâmica. Eles estão localizados no Bairro São Francisco da Praia (daí vem o nome do Ateliê), um lugar onde a cerâmica é produzida desde os habitantes naturais: os Índios Tupiniquins. E além de todo o conceito histórico, é uma belíssima peça e vai deixar, junto com seus Pratos, Sousplats e Cumbucas, a sua mesa muito mais atraente.
Só para você ter uma ideia, para fazer suas peças, o Ateliê utiliza a técnica chamada acordelamento, um método totalmente manual, que usa ferramentas de cuipeba ou coité e finalizadas com um pedaço de pelica ou sementes de coronha. Um trabalho cuidadoso, impecável e que ao serem usados numa refeição como essa, nos fazem viajar no tempo e nos conectar ainda mais com a Natureza.
Cadeirão separado, hora de separar as Carnes que irá utilizar no preparo. E nossa inovação começa por aqui, pois selecionamos os melhores cortes de Charcutaria para que esta Feijoada fique perfeita!

Para este prato nós indicamos apenas 3 tipos de carnes, sim, apenas 3 tipos: Bacon, Copa Lombo e Linguiça Seca... Todos feitos de forma artesanal, sem igual, de altíssima qualidade e que realmente vão fazer a total diferença na sua receita. Para nós, este é um trio que nos remete o melhor que uma Feijoada deve ter.
Prontíssimo para o consumo, ou seja, é só abrir o pacote, cortar e se servir, essa Copa Lombo é incrivelmente macia e suculenta. E como não se trata de uma carne apimentada, vai muito bem em diversos tipos de receitas e combina com uma infinidade de acompanhamentos. Inclusive, para você que gosta de um carteado (veja a nossa série dos 4 Jogos para virar a Noite), tê-la como petisco será uma das melhores escolhas.
Defumada e incrivelmente maturada, a Linguiça Seca também é outro produto de Charcutaria pronto para o consumo. E quer saber do melhor? Quanto mais ela vai maturando, mais seu sabor vai se acentuando. Legal né? Aqui é só você deixar ela secando pendurada (de preferência na cozinha) que ela irá acentuar o seu sabor à medida do tempo. Dica: Utilize-a como recheio de Pão Caseiro... Você irá se impressionar com o resultado!
Sobre o Bacon... Bom, Bacon é Bacon! E todo mundo adora quando um Bacon de boa qualidade é utilizado em alguma receita. Aqui, ele além de fazer parte da Feijoada, também está presente na Farofa (já falaremos dela), ou seja, é um tipo de alimento que traz muita expressividade ao prato e que de fato todo Chef não abre mão. Este por exemplo, têm uma textura incrivelmente macia e seu aroma nos faz viajar para um lugar onde a comida tem um perfume contagiante. 
Fala a verdade... Você ficou com água na boca, não ficou? Então saiba que todas essas carnes maravilhosas foram produzidas pela Frescato Charcutaria Artesanal de Mairiporã/SP, uma empresa familiar que já conhecemos o trabalho há muito tempo e confiamos totalmente. E com seus produtos eles resgatam memórias afetivas e geram novos momentos inesquecíveis. Tanto é que quando você colocar as carnes na panela, o perfume da boa comida vai se espalhar e todos que estão na casa vão se aproximar, querendo saber o que está acontecendo de bom por ali.
Sobre o tipo de corte para as carnes, indicamos que a Copa Lombo seja cortada em cubos, a Linguiça Seca em rodelas e o Bacon em tiras. Para isso, disponha de uma Tábua de Madeira para ser a base do corte e claro, de uma Faca bem afiada, assim o corte de cada peça será suave e certeiro.
A começar pela Faca, eis aqui um modelo bem especial, feito em aço inox, que encaixa perfeitamente em nossas mãos e que fará o maior sucesso nos seus churrascos de final de semana. E por ser uma Faca bem leve, é detentora de uma afiação de tirar o chapéu e faz com que o corte de qualquer alimento seja muito preciso. E é bem isso mesmo, pois com ela você além de poder fazer cortes de carnes, também poderá utilizá-la para cortar frios, frutas grandes (como melancia e abacaxi), chumaços volumosos de temperos frescos e muito mais. É muito versátil mesmo!
E a Tábua é grande companheira na rotina de quem cozinha e até mesmo de quem apenas prepara um lanche ou um petisco, afinal de contas, é ela que vai dar base e firmeza para praticamente tudo que você for produzir em uma cozinha. Por isso, é importante que ela seja funcional, ou seja, firme e fácil de limpar.

Aqui, por exemplo, temos dois modelos de Tábuas, uma maior (na qual usamos para realizar o corte das carnes) e outra menor (na qual usamos para ser a base dos petiscos de entrada - já falaremos sobre isso). A maior, é realmente uma Tábua muito funcional, pois devido ao seu espaço, permite o manuseio de vários alimentos em conjunto. Inclusive, nós utilizamos uma parecida com ela numa receita de Salmão Enterrado - Gravad Iax (junto com outra Faca de 10" da linha Platinum) e foi o maior sucesso na arte do preparo.
No caso da Tábua menor, que inclusive tem como base a madeira Teka, faz parte de uma linha muito especial de Tábuas para churrasco e de longe é um dos melhores modelos que hoje em dia você poderá encontrar. Também, com um ótimo acabamento, com uma madeira que não solta fiapos e super resistente ao corte (devido ao contato da faca com o alimento), não poderia ser diferente. Dê uma sapeada mais abaixo e veja como ela também fica linda como base de petiscos. Aqui é usar uma vez para nunca mais largar!
Para você que ficou curioso, saiba que tanto a Faca quanto as Tábuas, são produzidas pela Martinazzo de Garibaldi/RS, uma empresa que nasceu em 1987 à partir do sonho de 7 irmãos, onde eles se uniram, se especializaram e hoje são uma das mais importantes empresas de utensílios domésticos do Brasil. E como eles sempre estão inovando e buscando conhecimentos, implementaram como parte da empresa a UCM - Universidade Corporativa Martinazzo, onde ali os colaboradores recebem todo o suporte para se desenvolverem profissionalmente. Legal né? Esse com certeza é um dos grandes motivos do sucesso da empresa, que é ser rodeada por pessoas incríveis e qualificadas.
Agora que as carnes já estão cortadas e que o feijão já está cozido, leve o seu Caldeirão de Barro para o fogo, pois chega o desejado momento de dar aquele "grau" na Feijoada. Aqui basta colocar o bacon no Caldeirão (com um fio extremamente generoso de azeite) e deixá-lo dourar levemente. Na sequência, adicione a linguiça e a copa lombo. Mexa suavemente e deixe refogar brevemente. Agora adicione o Feijão Preto já cozido, espere uns 2 minutos para soltar aquele caldo gostoso das carnes e mexa novamente. Neste momento, inclua o Sal Rosa com Cebola e Alho em Pó, mexa suavemente, dê aquela experimentada para ver se tudo está ok e bem lentamente (com o fogo baixo) deixe o caldo engrossar.
E para você que pensa que todo tempero culinário é igual e que qualquer um não faz diferença, é porque você ainda não conheceu o Preparo Culinário com Cebola e Alho que aqui se faz presente! Sério! Com ele, não importa a receita, de forma prática e saudável (pois nele só contém Sal Rosa do Himalaia, Cebola e Alho) você agregará muito sabor e aroma ao resultado final. É um tempero maravilhoso para caldos, recheios de tortas, saladas, molhos, salgados e muito mais. Você vai se surpreender!
Produzido pela Kampo de Ervas, uma empresa de Ribeirão Preto/SP, especializada em fornecer produtos de altíssima qualidade (como ervas, especiarias, temperos e chás), esse produto traz na essência o grande cuidado que essa querida marca tem com o meio ambiente. Só para você ter uma ideia, eles se preocupam com a sustentabilidade que envolve toda a sua rede de produção, fortalecendo produtores orgânicos e agroflorestas, fazem a logística reversa de 100% das suas embalagens com a EuReciclo e internamente separam e reciclam todo o lixo (que é descartado em pontos de coleta especializados da região). Show né! Como eles mesmo dizem: "Pensar e agir em favor da proteção à Natureza são tarefas diárias"
E enquanto a Feijoada vai criando "corpo", o perfume da comida vai trazendo as pessoas para a cozinha como um efeito magnético. Daí não tem como! Todo mundo se envolve, se diverte e enquanto acontecem os outros preparos, é óbvio que tem que rolar aquele petisco que faz parte de toda celebração que se preze.

Então para você encantar ainda mais os seus familiares, a nossa super dica de petisco vai para um perfeito Queijo Provolone Defumado, que ao ser regado com toques precisos de Azeite Extra Virgem e  Orégano, fará com que tudo fique ainda mais saboroso. E para acompanhar essas delícias, que tal uma boa Geleia de Pimenta e claro, uma bela Cerveja Lager? Fala a verdade, essa combinação de sabores é boa demais da conta, né? Irresistível por assim dizer!
A começar pelo Queijo Provolone Defumado, que por ter um formato de bolinha (com uma fina camada rica em sabor e extremamente viciante), acaba sendo simplesmente maravilhoso para servir como entrada, deixando não só o aspecto da harmonização mais gracioso, mas facilitando para que todos tenham a sua cota máxima de prazer sobre a mesa.
E o mais legal deste tipo de alimento é que ele vem embalado à vácuo com todas as bolinhas grudadas umas nas outras, garantindo a sua durabilidade, maciez, textura e mantendo a mesma essência do dia em que foi feito. Mas assim que você abre a embalagem, como num passe de mágica todas elas se soltam tranquilamente, ou seja, é a praticidade que todos desejam quando abrem um produto deste pela primeira vez. E assim como dissemos acima, para dar um toque ainda mais especial, experimente com toques de azeite e orégano, você irá se apaixonar!
E para você, que assim como nós se encantou com essa bolinha repleta de sabor, saiba que quem faz essa maravilha é a LactoWal de Patos de Minas/MG, que é uma empresa que tem uma história bem inspiradora, pois em 1983, o Sr. Waldemar Miquelante (ou Carabina, como é conhecido na região), logo após se formar em Tecnologia de Alimentos, começou a produzir queijos no fundo da sua casa e a cada produção que fazia, suas vendas aumentavam e os pedidos cresciam cada vez mais. E neste movimento crescente, foi se estruturando, até que se transferiu para uma sede própria, onde está até hoje. Então, cada Queijo que você saboreia da LactoWal, tem uma energia histórica de muita perseverança e determinação. E esse é o sabor do sucesso de um Queijo muito saboroso e que precisa se fazer presente na sua cozinha também.
Após o provolone, chega a vez do Azeite, pois além do sabor que ele irá agregar ao queijo, fará com que o orégano se fixe mais facilmente. E outra, em um dia como este, um ótimo Azeite tem que estar presente, afinal de contas, é um alimento delicioso, que simboliza a prosperidade e que transmite um poder vigoroso em qualquer cozinha.
E assim como os ótimos produtos que estão fazendo parte deste belo Dia dos Pais, o Azeite utilizado também deve seguir a mesma linha, ou seja, deve ser tão especial quanto. Neste caso, a dica é o Azeite Belo Porto, que é um azeite extra virgem, produzido com as melhores olivas de Portugal e distribuído já há 15 anos pela Caramuru Alimentos de Apucarana/PR, uma empresa que desde 1964 atua com muito amor e afetividade no ato de cozinhar.
Sobre a sua essência, saiba que este é um Azeite equilibrado, de baixa acidez, de sabor acentuado e o melhor, com um gosto muito, mas muito agradável mesmo. É realmente um produto premium e merece estar sempre presente nas suas receitas, principalmente em um dia como este. Experimente, você vai querer aproveitar cada gota presente neste vidro de felicidade.
Agora sim... É só salpicar um pouco de Orégano e correr pro abraço! E se por acaso o Orégano for orgânico, melhor ainda, pois desta maneira você saberá exatamente a procedência do alimento e garantirá que seus familiares (até mesmo você) estarão consumindo um alimento fruto dos melhores plantios possíveis.
E como já era de se esperar, é óbvio que para isso nós indicaríamos o Orégano Orgânico dos nossos amigos da Kampo de Ervas... Não tem como, os produtos orgânicos deles não tem pra ninguém e merecem toda a atenção do mundo. Em resumo, eles contém tudo aquilo que um bom alimento deve ter, que é amor, amor e um pouquinho mais de amor :)
A fim de trazer o toque agridoce e apimentado que toda harmonização merece, para concluir essa composição, nada melhor que uma boa e estupenda Geleia de Pimenta. Hummm! E olha, uma coisa iremos dizer, essa Geleia de Pimenta sofisticou tanto essa composição, que depois de prová-la você não vai querer mais parar de comer. De verdade... Até os menos adeptos da pimenta irão se derreter de puro prazer.
Quer mais? Então saiba que esta Geleia Artesanal é mais uma obra prima criada pelos mestres da Geleias Toque Natural, uma marca de Esteio/RS que nasceu em 2007 (à partir de uma receita ocasional para receber os amigos) e que além de ter sido um dos grandes destaques no nosso especial relacionado a Harmonizações com Geleias, nos traz novamente um produto feito apenas com ingredientes naturais (água, pimenta dedo de moça, açúcar, cravo-da-índia, canela em pau) e sem nenhum conservante.
Também, sendo esta uma Geleia com a picância na medida certa, com um equilíbrio de sabores de cair o queixo, feita a mão como antigamente e possuindo as mesmas características dos bons produtos de hoje em dia, não poderia ser diferente, ou seja, é um produto digno de ser reconhecido por sua excelência e que exprime um novo conceito de consumo.
Após tantas delícias alimentícias, chega o momento de incluir na harmonização (tanto na entrada quanto no prato principal) uma bebida, mas não qualquer bebida, estamos falando é claro, da boa e inigualável Cerveja Artesanal, que por ter o poder de trazer para o momento a refrescância necessária, dará margem para que a felicidade reine por todo o dia.
Aqui, por exemplo, super indicamos a Cerveja Lager, que é uma cerveja leve, extra clara, de baixo teor alcoólico (4,8%) e que combina praticamente com tudo que você imaginar, principalmente com queijos e feijoada. É um clássico por assim dizer e em um dia como esse, será uma das grandes sensações. Por isso, não escolha qualquer Lager, escolha uma que traga na sua essência os melhores insumos e que de preferência siga a lei de pureza alemã de 1516.
Para te inspirar, eis aqui a Cerveja Lager da Cervejaria Bratz de Franca/SP, que além de conter todos esses atributos, tem uma espuma bem cremosa (bastante persistente), um cor dourada de encantar os olhos, é bem suave ao paladar, com um aroma bem floral e mais, foi uma das cervejarias que destacamos no Especial do Dia da Cerveja em 2021. Para nós, essa é uma marca que devido ao seu vasto conhecimento no ramo de bebidas (desde 1946), sempre será uma referência quando o assunto são bebidas especiais. Ah! Conheça também a Diablo IPA que eles fazem, é um espetáculo à parte!
Agora que todos estão saboreando a entrada, tire um momento para preparar os acompanhamentos da Feijoada (que nesta altura do campeonato já deve estar praticamente no pente), como o arroz branco, a couve refogada e a Farofa.
Sobre a Farofa, saiba que esta que estamos indicando será um grande diferencial do prato, pois além dela ser muito mais leve do que a farinha de mandioca, a banana deu para a composição uma doçura que combinou perfeitamente com todos os outros sabores.

Para fazer, basta colocar um fio de Azeite Extra Virgem e o Bacon em cubos para dourar em uma frigideira. Quando o Bacon estiver pronto, inclua o Flocão de Milho e misture bem. Espere esfriar (sem tampar para não umedecer a Farofa) e adicione as bananas e a salsinha fresca. "E meu Deus do céu!!!!" Fica muito bom! E além de todo o sabor que esta deliciosa Farofa traz ao prato, ela também é muito saudável. Então com certeza é uma ótima opção para você agregar nas suas refeições do dia a dia, pois ela combina com o feijão tradicional, com a lentilha, com o frango cozido e em um churrasco então, não tem como, ela vai dar o que falar!
O grande destaque desta farofa é sem sombra de dúvidas o Flocão de Milho da Sinhá Alimentos de Apucarana/PR, que por ser um alimento produzido com o melhor do grão, a sua textura bem flocada é o que garante essa leveza. E além de Farofas deliciosas, você também pode usar o Flocão para fazer cuscuz, granola caseira, bolo de pamonha e muitas outras maravilhas.
E sendo a Sinhá Alimentos uma marca consolidada da Caramuru Alimentos, hoje possui em sua linha de produtos mais de 150 itens. E acredite, hoje a Sinhá é uma das principais fornecedoras de soja, milho, girassol e canola no Brasil. Inclusive, olha que bacana, no site deles tem uma seção que se chama Sinhalândia, com personagens que representam cada um desses grãos, assim você poderá imprimir essas imagens e oferecer para as suas crianças pintarem e se divertirem. Será uma ótima forma de incentivar a comer esses alimentos. 
E além dos derivados de grãos, a Sinhá também fornece muitos outros produtos, como por exemplo este incrível Molho Cremoso de Alho, que por sinal é muito cremoso mesmo e ficou um espetáculo nesta receita de Feijoada.
Nós colocamos um pouco desse Molho na composição do prato e parece que foi um toque mágico, onde cada alimento que esbarrava no Molho, enriquecia a sensação de sabores na boca. É um Molho que abre um leque de possibilidades para uma comida criativa. Você pode usar em saladas, dando toques mágicos em legumes e carnes diversas. Sinceramente, fantástico!
Dica: Quando estiver fazendo o seu churrasco de final de semana, experimente fazer um Pão de Alho utilizando este Creme. Não precisamos falar mais nada, né? O resultado é surpreendente e fará com que você sempre o queira ter por perto. Inclusive, estamos planejando fazer diversas receitas com ele. Fiquem atentos!
Ah! Para tornar essa experiência gastronômica ainda mais incrível, sobre Feijoada, inclua também uma colherada da Geleia de Pimenta, pois criará uma harmonia incrível com o Molho de Alho.
Viu como fazer uma deliciosa Feijoada pode ser simples!
E pode ter certeza que esta será a melhor Feijoada que você irá comer!
Agora sim! Com todas essas dicas, fala a verdade, este Dia dos Pais tem tudo para ser o melhor Dia dos Pais de todos! Então se planeje, deixe tudo no esquema e jamais se esqueça... Curta, mas curta este dia pois ele será incrível!
Um brinde a todos os Pais desse Brasil!
Que todos tenham bons motivos para viver o melhor da vida!

Até a próxima!
Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.



Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos cenários: 👇
Martinazzo com Talheres de Mesa
Ateliê Flor do Sertão com Kimono Verde e Regata Branca
Re Trama com Pulseira Upcycling
Ateliê João de Barro com Colar Difusor Pessoal

2 comentários:

Deixe seu comentário

Post Top Ad