Post Top Ad

Receitas de Natal - 4 dicas para harmonizar com cerveja artesanal

Natal chegando, muitos já estão se preparando e você de certa maneira também deve estar se perguntando: o que irei fazer para que este momento seja realmente especial? Nossa sugestão? Esteja de bem consigo mesmo, fortaleça os laços com sua família, faça somente aquilo que o seu coração mandar e claro, coma muitas, mas muitas coisas gostosas, rs! Pois sabe como é... se é para o dia ser realmente especial, que ele seja repleto somente com aquilo que te faz bem. Não é verdade?

De certa maneira, só pelo fato de você compartilhar bons momentos com as pessoas que você mais ama, já estaria bom demais, mas para deixar tudo ainda mais inesquecível, que tal você ser o protagonista da "rangaria noturna" e apresentar para os seus familiares algumas harmonizações com cervejas artesanais? Bacana né? Pode apostar... Todos irão adorar e levarão para sempre uma boa memória desta noite.
Então para você que gosta de Cerveja Artesanal e que não abre mão de preparar para sua família uma bela Ceia de Natal, hoje apresentamos 4 receitas inspiradoras, detentoras de puro sabor e o melhor, além de harmonizarem perfeitamente entre si, são as melhores pedidas para acompanhar aquela beer que você mais gosta. 

Confira!

Salada Caprese
Harmoniza perfeitamente com Cerveja APA
Para quem ainda não conhece, a Salada Caprese nada mais é do que uma combinação de Mozzarella de Búfala (bola), Tomate Cereja e Manjericão Fresco. E apesar deste ser um prato de origem italiana, devido ao seu frescor tem tudo a ver com o paladar do brasileiro e mais, combina muito bem com a entrada do Verão que está vindo aí. De fato, é uma receita muito interessante de ser servida como entrada.
Por falar em "entrada", quando a servimos informamos literalmente que a celebração começou. E isso é verdade! Neste momento, todos os presentes vão petiscando, conversando, outras pessoas vão chegando, se envolvendo, enfim... É um momento de pura descontração e alegria. Por isso, para combinar com este clima mais que gostoso, a decoração de mesa deve ter harmonia com toda esta atmosfera, pois assim como a receita da Salada Caprese, a leveza na decoração deixará esta ocasião ainda mais memorável.
Pensando em tudo isso, opte por peças de mesa posta com estampas florais, de cores claras e que nos transmitem uma certa elegância. Aqui por exemplo, nós utilizamos o Trilho de Mesa e os Guardanapos da Herrero´s Panos e Retalhos de Goiânia/GO, que além de emanar uma energia muito positiva, são peças muito significativas devido as suas cores, onde o verde nos remete ao crescimento e a prosperidade, e vermelho nos remete ao amor e a uma grande força guerreira, ou seja, é uma combinação perfeita para a ocasião.
Para complementar a decoração de mesa, nós incluímos algumas peças em Alumínio Fundido, como Castiçais, Porta-Guardanapos em formato de Flor e Petisqueira Canoa. Quer saber? Juntas são uma arte sobre a mesa e definitivamente dão um show em todo visual, pois além de belas, são peças extremamente resistentes, fáceis de limpar, super reluzentes e com certeza durarão a vida toda, senão melhor, poderão ainda ficar de legado aos descendentes.
Para você que ficou curioso, saiba que essas peças foram produzidas pela artista plástica Susy Parisotto de Londrina/PR, que não só elabora peças para decoração de mesa, mas também acessórios femininos, decorativos de casa e imagens religiosas, como por exemplo o Buda e a Iemanjá que apresentamos na Exposição Arte Proteção. Em resumo, são detalhes como esses que tornam uma mesa que já era encantadora, em uma ainda mais magnífica.
Agora, para acompanhar a sua Salada Caprese, a nossa sugestão de Cerveja é sem sombra de dúvidas o estilo American Pale Ale. Conhecida popularmente como APA, esse estilo de Cerveja é bem frutado, muito aromático, conta com um leve e prazeroso amargor e por ter um teor alcoólico mais sutil que a IPA (India Pale Ale), se torna a bebida perfeita para a entrada da sua noite de Natal.
Com o poder de limpar o paladar do aveludado do queijo e propiciando uma enorme sensação de bem-estar, a nossa dica de Cerveja APA vem lá de João Pessoa da Paraíba e carrega em sua essência a alma criativa da Cervejaria Philipeia, que após nos apresentar uma verdadeira explosão de sabor com uma Milk-Shake IPA, nos mostra aqui que quando uma Cerveja é boa, sempre ficará aquela sensação de quero mais. E isso, essa Cerveja tem de sobra. Super indicamos que você experimente um dia!

Tender com Cogumelos e Molho de Manga
Harmoniza perfeitamente com Cerveja Saison
Se estamos falando de Natal, é óbvio que o clássico Tender deve fazer parte do seu prato principal, até porque, como dissemos é um clássico e todo mundo adora. Mas aqui, inovando como sempre e te mostrando que a gastronomia brasileira é riquíssima em seus detalhes, apresentamos um Tender diferente, que chama muito a atenção por sua beleza, que já vem pronto para o consumo (isso mesmo!) e com um sabor que arranca suspiros de quem prova, o Tender de Charcutaria!
Normalmente o Prato Principal é o que demanda mais tempo para se preparar, por isso, este Tender elaborado pela Frescato Charcutaria de Mairiporã/SP com toda a certeza virará tendência em muitas outras mesas, pois devido a sua praticidade, te dará muito mais tempo para fazer outras coisas e claro, para curtir a festa com os familiares.

Macio, suculento, aromático e super saboroso, este Tender, acredite, pode ser servido frio, em temperatura ambiente ou até mesmo quente (dando uma aquecida no forno em banho maria). Fatiado e servido junto com alguns acompanhamentos então, hummmmm, não há quem resista.
Sobre os acompanhamentos ideais para você apreciar este Tender, as nossas sugestões envolvem dois elementos que se complementam perfeitamente. Aqui no caso, um Molho de Manga Picante e um refogado de Champignon, Alho-Poró, Azeite, Curry e Orégano. Juntos eles emanam um perfume muito agradável e são capazes de dar ao prato um sabor ainda mais envolvente.
Para fazer esse refogado é bem simples. Aqueça uma frigideira com Azeite e adicione o Champignon e o Alho-Poró previamente cortado em lâminas. Acrescente algumas pitadas de Orégano, Sal a gosto e Curry (que é um tempero composto por cúrcuma, coentro, mostarda, cominho, pimenta malagueta, canela, cravo, pimenta branca, casca de laranja e noz moscada). Por fim, mexa suavemente até que o Alho-Poró esteja bem molinho e sirva em seguida.
Para essa receita nós utilizamos especialmente o Orégano Orgânico (que apesar de ser um tempero seco, parece que foi colhido ontem) e o Curry da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que por ter exatamente todos esses ingredientes que citamos acima, traz consigo um sabor sensacional e dá para o prato um toque totalmente único e especial. E quem usa bastante Curry no dia a dia, sabe que cada marca tem um sabor diferente devido a proporção dos ingredientes, por isso, indicamos fortemente esse tempero da Kampo de Ervas, que além de ter um sabor mágico, dá muito mais vida ao prato.
Completando os sabores do prato com a força das pimentas amazônicas, aqui um Molho Agridoce de Manga com Pimenta que de tão saboroso que é, será capaz de você querer comê-lo em todas as refeições. Sério! Contendo apenas manga, pimenta dedo de moça, cebola roxa, vinagre de maçã, açúcar demerara, ervas e temperos, essa mistura agridoce/picante dá ao paladar uma experiência sensorial única e o melhor, com uma proporção de ardência muito bem equilibrada. 
Produzido pela Ardosa Tapajós de Santarém/PA, sim, a mesma Ardosa que outrora nos apresentou uma autêntica Cachaça de Pimenta Biquinho com Flor de Jambu, esse Molho Agridoce super viciante traz o toque natural do cultivo orgânico, do respeito pela natureza e do amor que o casal Adna e Sidcley tem pelas plantas e óbvio, pelas pimentas. Sendo grandes especialistas naquilo que fazem, não tenha dúvida, prove essa maravilha sempre que tiver oportunidade!
Ainda na "vibe" das pimentas, eis aqui uma Cerveja que em sua composição leva Pimenta Caiena e raspas de Limão Siciliano/Taiti. De baixo amargor, leve, com um aroma e sabor típico de especiarias, cítrica, lupulada e deixando ao final do paladar uma prazerosa e sutil ardência (provocada pela pimenta), essa Cerveja do estilo Saison se complementa com os sabores dos alimentos e faz realçar ainda mais os aspectos de cada um. Definitivamente, para acompanhar o Tender essa é a nossa dica master de harmonização.
Feita por quem entende de Cerveja para todos que buscam novas experiências, essa Cerveja, que inclusive é intitulada de Hot Spot, é mais uma obra prima produzida pelos engenheiros elétricos da Cervejaria Elektra de São Paulo/SP, que assim como a Session IPA (que é perfeita para ser apreciada em dias de chuva), também é bem marcante, envolvente e capaz de te proporcionar ótimas voltagens a cada gole. É muito boa mesmo!
E neste clima de festa o que não pode faltar é o tradicional Ho Ho Ho!!! Pois sabe como é, para realçar o aspecto do alimento e para trazer para o prato principal o toque natalino que indiscutivelmente deve estar presente, ter um conjunto de mesa onde este protagonista apareça será tudo de bom. E pode apostar, peças como essas da Costuras da Kátia de Natal/RN, trazem naturalmente para o ambiente um ar de graciosidade e de grande alegria, por isso, um jeito descontraído de comemorar a Ceia de Natal é apostando na decoração temática.
Aqui, por exemplo, Kátia nos apresenta um Jogo Americano verde (com escritos em dourado), Guardanapo azul (com desenho de boneco de neve para entrar no clima mesmo) e para trazer mais praticidade para caso desejar esquentar um pouco o Tender no forno, Luva e Descanso de Panela nas mesmas imagens. E uma coisa muito legal é que esse Jogo Americano é dupla face, ou seja, você ainda poderá utilizá-lo no almoço de Natal sem repetir a decoração. Show, né!

Strudel de Maçã
Harmoniza perfeitamente com Cerveja Imperial Porter
Saindo dos pratos salgados e iniciando com um toque de classe as saborosas sobremesas de Natal, que tal você fazer o seu próprio Strudel de Maçã? Legal né? Pois sendo ele um clássico que deve ser apreciado nesta e em muitas outras ocasiões do ano, depois de aprender a nossa receita você jamais deixará de fazê-lo de tão simples que é. Veja só!
Para a Massa você vai precisar de:
75grs de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Óleo Vegetal
1 pitada de Sal
50ml de água
 
Para o Recheio:
500grs de Maçãs (sem casca e cortadas em lâminas)
20grs de Uvas Passas (claras ou escuros)
1 colher de sopa de Canela em Pó
Manteiga derretida
25grs de Nozes trituradas
40grs de açúcar
4 Limões

Para a Farofa:
25gr de Nozes bem trituradas
25gr de Manteiga

Preparo:
Para fazer a massa do Strudel é bem simples. Basta misturar a farinha, o sal, o óleo e, aos poucos, vai inserindo água enquanto sova. Com a massa bem lisa e já um pouco elástica, faça uma pequena bola, pincele com óleo, embale em plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa na geladeira, descasque as maçãs, corte-as em lâminas e deixe-as de molho em uma vasilha com o suco dos limões (assim elas não escurecerão). Neste momento, aproveite e coloque as uvas passas para hidratar em um pouco de água. Ah! Faça também a farofa de nozes com manteiga. A dica aqui é aquecer esses dois ingredientes em uma frigideira para que tudo fique bem incorporado. É só para dar uma liga mesmo!

Passando os 30 minutos da massa, coloque as maçãs e as uvas passas para escorrer. E enquanto isso, abra a massa com um rolo até ficar como uma folha. Uma dica é abri-la em cima de um tecido estampado, assim quando você começar a visualizar a estampa através da massa, é o sinal de que a espessura está no ponto. Quanto mais transparente melhor! Então assim que achar que está bom, pincele manteiga derretida por toda a sua superfície. Agora você poderá recheá-la.

 Em um dos lados comece forrando com a farofa e sobre ela, adicione as maçãs. Agora inclua as nozes bem trituradas, as passas, o açúcar e por fim, finalize com a Canela em Pó.
Só para você ter uma ideia, essa especiaria que está sempre presente na cozinha dos bons cozinheiros também é da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que por ser uma marca que preza a agricultura familiar, nos mostra aqui que para se produzir uma boa Canela em Pó muitos fatores são levados em consideração, incluindo principalmente as boas energias que os pequenos produtores depositam em cada etapa de produção.
Para finalizar o preparo, feche a massa com a ajuda do tecido. Lembre-se de fechar bem as laterais para o recheio não vazar. Por fim, transfira a massa para uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele a superfície do Strudel com uma mistura de gema de ovo com um tiquinho de leite e leve ao forno (200º) por aproximadamente 30 minutos. Ao retirar do forno, espere esfriar um pouquinho e antes de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Fala a verdade, é para sentir orgulho de si!
E se é esse o tipo de satisfação que você busca para o seu Natal, além de recriar esta receita, claro, a decoração de mesa que irá utilizar também deverá transmitir essa mesma energia. Por isso, a dica aqui é simples; mantenha a praticidade mas jamais abra mão do requinte, ou seja, escolha pratos bem bonitos e disponha sobre a mesa Jogos Americanos que fazem realçar ainda mais a beleza do alimento que está sendo servido. 
Para esta ocasião, nós super indicamos as peças de mesa da VITA Upcycling de Orlândia/SP, que por serem produtos que trazem na alma a pegada dos novos tempos (aquele que cuida do planeta, do universo e tudo mais), são ainda sustentáveis, versáteis e mais, contam com um ar contemporâneo capaz de deixar qualquer um de boca aberta. Composto por Jogo Americano e Porta Guardanapo, suas variações de verdes e azuis se misturam como em uma pintura, deixando a sua mesa com um aspecto artístico e com um toque de fascínio.
Na hora de harmonizar, a dica aqui está nas variações de Cervejas escuras, que além de serem sempre as melhores pedidas quando o assunto é sobremesa, são capazes de acentuar ainda mais o prazer contido neste momento. Aqui, por exemplo, uma cerveja muito complexa, macia, de alto teor alcoólico (10,1%) e que traz como diferencial, notas de mascavo, erva-doce, camomila, jasmim, canela, cravo, gengibre e cacau, ou seja, é uma Cerveja rica em sabor e com todos os atributos para ser o destaque deste momento.
Com um forte potencial de "guarda" e com um sabor que nos remete a um pão-de-mel, essa Cerveja do estilo Imperial Porter é mais uma bela criação da Cervejaria Los Compadres de Atibaia/SP em parceria com o Chef Ronaldo Rossi, que assim como a Double IPA que apresentamos outrora, merece também toda a sua atenção quando for apreciá-la. Conhecida principalmente pela sofisticação das suas bebidas e pelos ingredientes inusitados que utilizam para fabricá-las, a Los Compadres vem se destacando cada vez mais no mercado e tenha a certeza, muitas novidades estão vindo pela frente. Fique de olho!

Panetone de Mel com Gotas de Chocolate
Harmoniza perfeitamente com Cerveja Dunkel Weiss
Concluindo graciosamente a nossa lista de indicações e provando de um vez por todas que Cervejas combinam com doces, eis aqui um Panetone feito com muito Mel e Gotas de Chocolate que além de ser bem diferente do tradicional, fará a sua boca salivar antes mesmo de provar. Sério, harmonizado com uma ótima Cerveja então, nem me fale, é pra fechar com chave de ouro a sua noite de Natal.
Com uma massa extremamente macia, com um perfume de Mel sem igual e com pedaços abundantes de chocolate, pode ter certeza, será um dos melhores Panetones que você irá provar na vida. Bora aprender? Se liga aí nos ingredientes!

1º Passo - A Esponja
60grs de Fermento Fresco
400grs de Farinha de Trigo
230ml de Água

Para fazer a esponja, basta misturar todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Sove muito bem e coloque para descansar em uma tigela com tampa ou pano até dobrar de tamanho.

2º Passo - A Massa principal
600grs de Farinha de Trigo
200grs de Manteiga
100grs de Açúcar
300grs de Mel
12 gemas

Para fazer a massa principal é a mesma coisa. Misture todos os ingredientes e sove muito bem, mas muito bem mesmo. O truque aqui está realmente no Mel, que substitui o líquido (da água) que seria utilizado e mais, traz para a massa uma maciez e um aroma sem igual. É divino mesmo! 

É aquela coisa... Todos sabemos que o sucesso de uma receita está inteiramente ligada na qualidade dos ingredientes que utilizamos, por isso, aqui nós usamos de olhos fechados o Mel Puro da Apis Flora de Ribeirão Preto/SP, uma empresa que além de ter nascido do sonho de dois amigos, é pioneira no segmentos de própolis, mel, extratos de plantas medicinais e totalmente voltada ao desenvolvimento de produtos que beneficiam a saúde. Você irá ouvir falar muito deles por aqui! :)
Por fim, misture as duas massas, acrescente as gotas de chocolate, misture novamente e acomode a quantidade necessária para preencher metade da fôrma de Panetone. Ah! Independente do tamanho da fôrma que irá utilizar, a quantidade de massa sempre será na mesma proporção, ou seja, não ultrapasse a metade, pois a massa irá crescer novamente. Se desejar, coloque ainda algumas gotas de chocolate por cima da massa. Quando a massa assar, ficará um efeito bem legal!

Então assim que a massa crescer bastante, asse-os no forno por aproximadamente 40 minutos. Quando dourar a superfície estará pronto. Agora é só servir esse maravilhoso alimento que além de ser muito saboroso, é também muito bonito e com certeza deixará a sua mesa mais atraente.
E por falar em mesa, para servir uma gostosura como essa, a decoração de mesa também merece um capricho especial, pois sendo esta uma sobremesa clássica das noites de Natal, o clima natalino também deve estar presente nos mais variados detalhes. Pensando nisso, que tal você preparar um ambiente usando as cores vermelho, verde e dourado como tema principal? Quer saber... Essas são cores que transmitem grande entusiasmo e dão um brilho totalmente diferenciado para o momento.
Uma coisa é fato! Vermelho combina muito bem com essa época e ponto! Então para representar com grande classe tudo isso que estamos dizendo, para essa composição nós utilizamos um conjunto muito especial feito pelas mãos criativas do Ateliê & Cia Mococa de Mococa/SP. Composto de um Trilho de Mesa e Guardanapos Vermelhos, um Sousplat central (nos remetendo a uma Guirlanda) e Porta Guardanapos Dourados, que são peças marcantes, que transmitem uma energia vigorosa e como já é de se esperar de produtos de ótima linha, são ideais para serem usados nos melhores momentos da sua vida. 
Para dar ainda mais destaque a esta notável mesa e para receber com muito charme a Cerveja que será harmonizada, Copos pintados artesanalmente à mão, que olha, se você é colecionador de Copos, com certeza irá querê-los em sua coleção. Sério! De tão belos, eles são capazes de trazer muita sofisticação e requinte para o momento. E quer saber do melhor? Devido ao seu formato, eles são perfeitos para os mais diversos estilos de cervejas.
Feitos desde 2005 pela artista, pintora, pedagoga e multi-empreendedora Renata Uchôa (Dona Hermínia Mesa Posta e Afins) de Fortaleza/CE, esses Copos sobre a mesa definitivamente representam o grande carinho que você tem com seus convidados e claro, com você mesmo, pois usá-los em um momento especial como este, simplesmente deixarão marcado nas lembranças de todos "aquele brinde que jamais será esquecido". Show, né!

E sim! Para beber em um Copo especial como este, a Cerveja escolhida deverá ser tão especial quanto. Por isso, para este momento nós indicamos fortemente uma Cerveja que recentemente ganhou medalha de ouro em seu estilo no Brasil Beer Cup 2021 e que nunca, mas nunca mesmo, pode faltar nas suas celebrações, a Cerveja Dunkel Weiss da Mazzeo Cervejaria de Rio Claro/SP. 
Combinando impecavelmente com este Panetone, a Dunkel Weiss da Mazzeo trouxe para a harmonização uma similaridade de sabores que se complementaram na boca e que tornaram este momento em puro deleite. E não é para menos, pois tudo o que a Mazzeo faz é sinônimo de qualidade, sabor e acima de tudo, detentoras de ótimas experiências. Prova disso, é uma outra harmonização que fizemos com a Oatmeal Stout, deles. Se é loko, coisa fina demais!
E aí? O que achou dessas dicas envolvendo harmonizações com cervejas? Como deu para perceber, cada uma tem um estilo diferente e além de combinarem com os alimentos aqui apresentados, também combinam com muitos outros. Basta você abrir a cabeça para o mundo do sabor que verá que as possibilidades são praticamente infinitas.

Então já sabe! Aproveite que o Natal está chegando e se prepare para que este seja o melhor de todos, afinal de contas, depois de um longo ano de muito trabalho, você merece curtir este dia em grande estilo!

E fique atento!
Muitas novidades estão vindo pela frente! 
Acompanhe a Revista Nós e outros Olhos e envolva-se com nossas inspirações!

Até a próxima e um Feliz Natal a todos! 🤩

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Logotipo Kampo de Ervas

Logotipo Vita Upcycling

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇

Salada Caprese
Martinazzo com Garfo
Cerâmica Pé na Terra com Vaso para Arranjo de Flor

Tender
Atelier Morro do Bambu com Pratos de Cerâmica
Martinazzo com Garfo, Faca e Colher
Quiriquiqui com Arranjo de Flor

Strudel
Rakel Atelier com Prato retangular de Cerâmica
Ateliê Lica Parreira com Pratos redondos de Cerâmica
Ornato K. com Guardanapos de Pano

Panetone
Esme Bassalobre com Pratos de Cerâmica
Quiriquiqui com Arranjo de Flor
Marilon Ateliê com Anel Upcycling

2 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ DERAM UM SHOW COM A MATERIA DE NATAL, VOCÊS TEM NOS INSPIRADO A CADA DIA. NOSSO MUITO OBRIGADO.
    FELIZ NATAL E BOAS FESTAS COM MUITA PAZ, SAÚDE E ALEGRIA A TODAS AS FAMÍLIAS QUE FAZEM A REVISTA ACONTECER!
    @REVISTANOSEOUTROSOLHOS REALMENTE FAZ JUS AO SEU NOME, SEU OLHAR VAI MUITO ALÉM, E ESTÁ VENDO MUITOS CORAÇÕES E ASSIM TRANSFORMANDO VIDAS.
    @herrerospanoseretalhos, Izabel Cristina e Mirian agradecem de coração!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos sem palavras, queridas Izabel e Miriam. Vocês são verdadeiras artistas naquilo que fazem e também nos enchem de inspiração. Que vossas peças estejam presentes nos melhores momentos na mesa das pessoas 😊❤

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad