Post Top Ad

4 Jogos para virar a noite: Nº3 Xadrez

4 Jogos,
4 noites...
4 motivos para se divertir.

Hoje,
somente com a família.
mas muito em breve,
com todos os amigos!

4 Jogos, 4 noites...
Hoje,
o majestoso Xadrez,
mas em breve...
Ah! Esse ainda é surpresa! 😉
Das diversas lendas que remontam a origem do Xadrez, a que mais gostamos é a que fala do jovem brâmane indiano Lahur Sessa, que após ver o reino onde morava ficar um tanto descuidado pelo Rajá de sua geração (o mesmo estava em grande depressão depois de ter perdido o filho em uma batalha), o visitou e apresentou um tabuleiro com as tradicionais 64 casas brancas e pretas.

Sobre o tabuleiro, Lahur Sessa dispôs diversas peças representando as forças de combate de um reino, como o exército, a infantaria, cavalaria, carros de combate, condutores de elefantes, o principal vizir (conselheiro) e o próprio Rajá (rei). Para acalmar o Rajá, Lahur diz que tal jogo traria conforto e o ajudaria a superar a perda do filho. O Rajá maravilhado com todas as explicações e a dinâmica do funcionamento do jogo, ofertou a Lahur a recompensa que ele quisesse, como ouro, jóias, castelos e outros mais.
Sendo Lahur um sacerdote, os bens materiais não o interessavam, por isso, disse que apenas por ver a felicidade do Rajá já estava de bom grado. Mas sabe como é né, se é uma ofensa não aceitar uma xícara de café quando você vai na casa de alguém hoje em dia (rs), nesta época, recusar uma recompensa da autoridade maior do reino também significava a mesma coisa. Pois bem, o Rajá voltou a insistir e Lahur compreendendo toda a situação pediu humildemente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa.

Devido a modéstia envolvida no pedido de Lahur, o Rajá chamou seus escribas para fazer os cálculos da quantidade de grãos e disse que fossem pagas, mas após verem o resultado desta conta matemática, viram que nem em 2000 anos o reino conseguiria pagar a quantidade pedida por Lahur. Era o mesmo que considerar uma quantidade maior que a montanha mais alta da Índia. Vendo então uma grande habilidade em Lahur, ao invés de pagar a dívida de trigo, o Rajá o convida para ser seu vizir/conselheiro, onde o mesmo aceitou e ajudou o Rajá a prosperar no reino novamente.

Bacana né? Essa história você pode conferir com muito mais detalhes no Livro "O Homem que Calculava" de Malba Tahan, um brasileiro que além de ter sido um grande escritor e matemático, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.
Conhecido como uma arte, um esporte e também uma ciência, o Xadrez ajuda a desenvolver o nosso raciocínio, memorização, intelecto e o nosso senso de estratégia. Evoluindo com o tempo mas sem perder a sua essência de ser, o Xadrez encantou muita gente e até hoje, é um dos jogos mais amados quando o assunto é diversão. Por essas e por outras, o Xadrez é sim, um dos nossos 4 Jogos para você virar a noite. 😁

Regras do Xadrez
Uma introdução para um universo de infinitas possibilidades
homem jogando xadrez enquanto toma um drink com gin
No Xadrez, cada jogador controla 16 peças (um rei, uma rainha, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões) em lados opostos do tabuleiro. Sendo aqui um duelo - em turnos - normalmente feito entre peças brancas e pretas (aqui no caso, brancas e azuis), o objetivo está em dar o Xeque-Mate no Rei adversário, ou seja, derrotar a peça principal do jogo.

Rei
Se move para todos os lados mas apenas uma casa de cada vez

Bispo
Move-se sempre em diagonal

Torre
Move-se apenas em direções retas e laterais

Cavalo
Move-se em L, ou seja, três casas para frente e duas para o lado ou duas para a frente e três para o lado. O Cavalo é a única peça que pode pular sobre outra peça, seja a sua ou a do inimigo.

Peão
Move-se apenas para frente, mas na hora de capturar outra peça (comer), só o faz na diagonal.

Rainha
Literalmente a peça mais forte do jogo, pois ela pode andar como o Rei, como o Peão, como o Bispo, como a Torre e como dissemos no Especial de Dia dos Namorados de 2019, há quem diga que ela ainda pode andar como o Cavalo, nos mostrando assim, o seu poder absoluto sobre todas as ações do reino.

Resumindo... No jogo você poderá mover as peças de acordo com sua estratégia tanto para atacar, quanto para se defender. O lance aqui é praticar sempre, pois como dissemos, as possibilidades de estratégias e jogadas são praticamente infinitas.

Para mais regras, informações e até mesmo para duelar online com outras pessoas ao redor do mundo, super indicamos que você conheça o Chess.com, um site que dispõe de tudo isso que falamos e te instiga a melhorar sua performance como enxadrista. Confira que é muito legal!
Agora... Para você que não abre mão de jogar ao vivo e num tabuleiro de verdade, para sua noite de jogos, uma peça diferenciada não só irá trazer mais sofisticação para o momento, como será capaz de proporcionar autenticidade para o jogo.

Com a ascensão de filmes, séries e programas de tv que cada vez mais estão trazendo este jogo em cena, a procura por tabuleiros diferenciados aumentou consideravelmente. São inúmeros modelos para você escolher exatamente de acordo com o seu gosto. E aqui, não sendo diferente, apresentamos um Xadrez sensacional feito totalmente em cerâmica pela ceramista Paula Sousa de Osasco/SP.
Xadrez de cerâmica na cor branca e azul
Não se sei você sabe, mas Paula é uma das grandes artistas no meio da cerâmica (veja o nosso especial do Dia do Ceramista com 21 artistas brasileiras) que além de ter criado essa maravilha de produto, desenvolve também utilitários, decorativos de tirar o chapéu, parcerias com restaurantes, hotéis, chefs de cozinha e arquitetos.

"O jogo de xadrez é uma peça muito especial porque foi uma ideia concebida pela minha filha Tayná Scholten, designer gráfica, que queria dar de presente para seu namorado algo desenvolvido e feito por ela. Do papel para a argila, nós duas concebemos este jogo de xadrez." Paula Sousa Ateliê de Cerâmica
Assim como no Poker e no Truco, outros jogos que citamos nesta divertida série, para uma noite de jogos ser realmente perfeita, quitutes e bebidas devem estar presentes para que o momento de lazer se perdure por horas a fio. E aqui, claro, não poderia ser diferente. Por isso, separamos algumas dicas bem legais para que todos tenham "n" motivos para repetir a dose sempre que desejarem. Vamos lá!

O Quitute
Chips de Mandioquinha servido com Geleia de Cebola
Chips de mandioquinha em prato de cerâmica e geleia
Crocante, temperado apenas com Sal, Cebola e Alho e frito em óleo de milho, o Chips de Mandioquinha que aqui se faz presente, é aquele tipo de quitute que todo mundo ama e que só param de comer quando acaba tudo mesmo, rs. Afinal de contas, essa é a função do chips, ser comido até o fim sem nenhuma culpa de ser feliz.

Para fazê-lo, basta cortar a mandioquinha em lâminas finas (aqui você poderá usar um cortador), temperar à gosto com Cebola, Sal e Alho em pó e fritar em óleo de milho até começar a dourar.
Após dourar, retire os chips da frigideira, reserve-os em um prato com papel toalha até secar e sirva em seguida. Após essa leve secada, ao provar você verá que a crocância aqui é realmente sem fim. Envolvente por assim dizer!
Dica! Para tornar este e muitos outros Chips em algo único e incrivelmente saboroso, o tempero que você utilizará será o grande segredo. Sério! 

A nossa dica de tempero é o preparo culinário com Cebola, Sal Rosa do Himalaia e Alho da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que além de ser um produto muito prático e versátil de usar, vai muuuuito bem no preparo do arroz, do feijão, em qualquer carne que você venha temperar, na finalização de saladas, em salgados, sopas, molhos, refogados de legumes, enfim... Cebola, Sal e Alho são realmente os coringas (do sabor) indispensáveis de toda cozinha.
Pote de tempero composto de cebola, sal e alho em pó
Sinônimos de qualidade, de excelência e de admirável sabor, os produtos da Kampo de Ervas em sua maioria são orgânicos, provenientes da agricultura familiar e acredite, eles tem um "q" de positividade que fazem com que o resultado final das suas receitas sejam sempre muito satisfatórias e prazerosas. É incrível mesmo como as receitas ficam gostosas.

Para te inspirar a se aventurar neste mundo de sabor, confira abaixo algumas receitas que fizemos com os produtos da Kampo de Ervas. São receitas muito saborosas e deixarão o pessoal da sua casa de queixo caído. Veja só! (link no título)

Feito com Cebola, Alho e Salsa Desidratados

Base da Cheesecake feita com Gengibre em Pó

Feito com Erva-Doce, Cebolinha e Salsinha

Feito com Sal Rosa do Himalaia e Cúrcuma
Para acompanhar este maravilhoso Chips de Mandioquinha, indicamos que você saia um pouco do tradicional e caia para o mundo mais exótico de sabor. Aqui no caso, uma Geleia de Cebola no Balsâmico, estupidamente cremosa, com pedaços bem finos de cebola, levemente agridoce e perfeita para surpreender até os paladares mais exigentes.
Produzida artesanalmente desde 2020 pelo casal da Ipê Geleias de Brasília/DF (Valmira Ninaut e Matheus Ninaut), essa geleia  trouxe a cremosidade que jamais deve faltar nesta combinação de texturas. Sendo também um dos produtos mais vendidos pela marca, segundo eles até quem não é fã de cebola, quando experimenta fica apaixonado.
Pote de geleia ao lado de chips de mandioquinha
Só para você ter uma ideia, essa geleia não leva nenhum conservante químico ou espessantes, tem o seu açúcar reduzido, contém 84% do ingrediente principal e sim, tem um aroma muito agradável, um sabor suave e é perfeita para acompanhar carnes, lanches, queijos e mais o que a sua imaginação mandar. Você irá se surpreender!

"A Ipê Geleias surgiu ao me mudar de Minas Gerais para Brasília. Senti um choque cultural grande, principalmente em relação à comida. Para suprir um pouco a necessidade de um “tempero mineiro”, comecei a produzir geleias com frutas que tinha em casa, usando técnicas que aprendi com minha avó. Toda a família adorou os sabores e passei a receber, constantemente, encomendas. Vi, então, que meu hobby poderia ser um negócio lucrativo. E passei a estudar com mais afinco técnicas de produção de geleias artesanais. O nome veio de um dos maiores símbolos de Brasília, o Ipê. A ideia, portanto, é termos um sabor mineiro, com referências brasilienses, considerando que a ideia surgiu aqui." Valmira Ninaut
Além do quitute, é claro que uma opção de bebida também deve estar presente para acompanhar a sua noite de Xadrez. Para isso, separamos um drink clássico que não só está muito em alta hoje em dia, mas que devido aos seus ingredientes, também fará você sair do convencional para entrar no mundo exótico de sabor. Veja só que delícia que é!

O Drink
Gin Tônica de Jabuticaba com Chá de Gengibre
Drink Gin Tônica com garrafa e gin e caixa de chá ao lado
Refrescante, envolvente, com um toque de gengibre e feito especialmente com um gin de jabuticaba, tenha certeza, este drink é o tipo de bebida que impressiona antes mesmo de ser tomado. Simples e criativo, aqui foi a escolha dos ingredientes que o tornaram único e exclusivo.

Ingredientes:
50ml de Gin de Jabuticaba
150ml de Água Tônica
1 sachê de Chá de Gengibre com Erva Mate
Gelo em cubos

Preparo:
Em um copo ou taça balão, posicione bem ao fundo o sachê do chá.
Sobre o chá, o gelo! Bastante gelo!
Sobre o gelo, o gin!
Sobre o gin, a água tônica. Dê uma leve mexida com uma colher e sirva em seguida.
Uma informação muito importante de citar, é que este Chá de Gengibre com Erva Mate que usamos no drink, é um outro produto com selo Orgânico dos nossos parceiros da Kampo de Ervas. Bacana né? Pois além das especiarias e dos mais variados temperos que você possa imaginar, eles são especialistas na formulação de chás, envolvendo um renomado conhecimento em fitoterapia. E isso, isso sim, é digno de toda a nossa consideração e respeito.
Chá de gengibre orgânico utilizado em drink
A fim de conhecimento, uma das missões da Kampo de Ervas está não só em produzir fitoterápicos e alimentos para o mercado nacional e internacional, mas muito além disso, colaborar expressivamente com a promoção da saúde e da qualidade de vida.

"A linha de produtos Kampo de Ervas é o resultado de mais de 25 anos de trabalho na área de plantas medicinais, envolvendo pesquisas na universidade local (UNAERP), coordenação de pós-graduação e cursos de fitoterapia, além de trabalhos científicos publicados e apresentados em congressos." Kampo de Ervas
Além do chá, outro ingrediente que nos chama atenção por sua inovação, criatividade e sabor, é o Gin de Jabuticaba, que sem sombra de dúvidas, é o tipo de bebida que todo "Gin Lover" deve ter em sua coleção.
Desenvolvido por outra grande e querida parceira, a Vovó Helê de Sabará/MG, este Gin é mais uma das maravilhas feitas à base de Jabuticaba que, notoriamente, encanta todos que experimentam. E não é para menos, pois a Vovó Helê além de ser muito boa naquilo que faz, é detentora de vários prêmios de inovação envolvendo essa fruta símbolo de cultura e história.
Sendo este um Gin suave, aromático, com uma cor única e feito apenas com especiarias, laranja, limão, jabuticaba e uma cachaça 100% mineira (destilada artesanalmente em alambique de cobre e envelhecida em Tonéis de Madeira Nobre), este é o tipo de Gin que é perfeito para ser apreciado em um bom drink e até mesmo puro com bastante gelo. Respeitando também a mais pura tradição mineira, Vovó Helê nos mostra com esse produto a qualidade incomparável que os produtos típicos de Minas têm.

"Nossas jabuticabas são lavadas, sanitizadas e separadas uma a uma, garantindo que chegue até você um produto de qualidade. Este é um compromisso que temos com nossos clientes, por isso nos esforçamos e cuidamos com carinho de cada detalhe, para que você possa degustar um produto super artesanal e com gostinho de casa de vó." Kátia Del Rio, filha da Vovó Helê
Copo com Gin tônica e garrafa de gin de jabuticaba ao lado
Concluindo a nossa lista de indicações para a sua noite de jogos e buscando trazer ainda mais sofisticação para esse seu momento de descontração, apresentamos aqui um Platter de Pedra (travessa) que não só foi a base perfeita para este refrescante drink, mas que promete abrir a sua cabeça para o que é belo e funcional ao mesmo tempo.
Platter de Ágata Natural na cor marrom
Só para você ter uma ideia, esse tipo de Platter é feito a partir das lâminas de Ágata Natural, ou seja, após o corte, lapidação e polimento (o que remete para a peça um brilho e um espelhamento envolvente), tem a sua borda banhada com ouro, trazendo assim, mais exclusividade para o produto. 
Produzida pela A Pedra - Home Decor de Passo Fundo/RS, uma marca fundada em 2020 pela paixão do casal Thaíssa Bessa e Gabriel Cavelhão por pedras e decoração, esse tipo de produto além de receber muito bem um gin tônica como esse, vai muito bem também como tábua de frios, petiscos, lanches e muito mais. Então seja no happy hour com os amigos/familiares ou até mesmo em uma comemoração romântica a dois, este Platter tem tudo para tornar o momento ainda mais inesquecível.

Usar este Platter é servir com Arte!
"Nossa missão é levar até você objetos de especial beleza natural com um toque de sofisticação para decorar sua casa! Trabalhamos com platters, porta-copos, porta-guardanapos, marcadores de taças, bandejas entre outros, tudo em pedras brasileiras! Acreditamos também que o futuro é colaborativo e que podemos diminuir o impacto na geração de lixo e na utilização de insumos, por isso, optamos por não ter loja própria, nossos produtos são vendidos em lojas colaborativas em Goiânia/GO - @bemlhequero e em Ribeirão Preto/SP - @casa.soho juntamente com outras marcas autorais de todo o Brasil." A Pedra - Home Decor
Para finalizar e principalmente para reforçar a mensagem que transmitimos no primeiro jogo desta série... Jogos lúdicos além de despertarem a alegria das pessoas, também ajudam a fortalecer o elo que existe dentro de cada um de nós. Por isso, quando for montar a sua noite de jogos, tenha sempre a diversão como prioridade, assim todos irão curtir, conversar, comer, beber e o mais importante, irão passar um tempo juntos, afinal de contas, em um mundo cada vez mais digital onde as pessoas estão se afastando umas das outras, momentos como esses ficarão guardados para sempre em nossa memória.

Um brinde a isso!
Um brinde aos bons momentos em família.

Até o próximo jogo!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

No Cenário:
Santa Blanca Clothes com Camiseta Masculina
Martinazzo com Colher de Sobremesa e Tábua de Madeira
Ateliê Soniphera Doce Costura com Caminho de Mesa, Sousplat e Guardanapos de Pano
Rakel Atelier com Prato de Cerâmica
Itens de Bar com Copo Dosador

Um comentário:

Deixe seu comentário

Post Top Ad