Post Top Ad

Sua Horta em Vasos!

O alimento que é plantado por você,
recebe sua energia!
O alimento que é colhido por você,
também recebe sua energia!

Este é o alimento mais puro,
o mais orgânico,
o mais sincero,
o mais nutritivo...
Tudo porquê,
foi você que cuidou!

Exatamente!
Você o alimentou,
o protegeu,
o fez crescer...
Tudo para chegar o tão precioso momento:
o de florescer, o de frutificar!

Sim!
Estamos falando das plantas,
das hortaliças,
das verduras,
das ervas.
Do Verde que nos alimenta!
Revista Nós e outros Olhos
Por isso...
Produzir o seu próprio alimento é mais do que simplesmente "economia no mercado", é ter a certeza que o quê você está consumindo tem as melhores energias, aquela que vêm diretamente da terra que você semeou, aquela que se funde com a energia das suas mãos na hora da colheita e que por fim, aquela que proporciona o tão desejado bem-estar na hora de se alimentar.
Revista Nós e outros Olhos
E não tem desculpa!
Mesmo que você more em uma cidade cheia de cimento,
você pode cultivar as suas plantas!
Mesmo que você more em um apartamento,
você pode se beneficiar das plantas em sua sacada!
E mesmo que você more em uma "Kitnet",
você poderá ter ao menos uma hortaliça para usar nas saladas ou em outros pratos.

Isso mesmo...
Mesmo que seja apenas um Vaso,
uma muda,
uma semente,
uma ideia...
Você já será capaz de trazer o Verde que cura para dentro do seu Lar!

Tenha por fim...
A sua própria Horta!
Se não melhor, uma Horta em Vasos...
Que sem sombra de dúvidas,
é uma ótima alternativa para quem mora nas grandes cidades
e também nas alturas 😁
Revista Nós e outros Olhos
Bora se inspirar neste grande tema?

Então aproveite que o Verão já começou e vamos todos juntos conhecer algumas espécies bem interessantes de Plantas para plantar, e claro, alguns Vasos super legais para se utilizar!

Começa agora...
Sua Horta em Vasos
Revista Nós e outros Olhos
A primeira coisa a se pensar quando se vai fazer uma Horta em Vasos, é conhecer um pouco sobre a planta que irá plantar e também sobre o local onde ela irá ficar. E isso é muito importante, pois algumas plantas gostam mais de sombra e pouca água, enquanto outras, gostam mais de Sol e bastante água, entre outras características.

Observe também os locais onde a luz do Sol passa durante o dia. Esse detalhe além de fazer a total diferença no desenvolvimento da planta, ajudará a planejar os melhores locais para produzir o seu sagrado alimento.

Outro detalhe que você deve considerar sobre as plantas é que elas são vivas! Sim, elas têm a sua própria energia e merecem todo o respeito que um Ser vivo neste planeta merece, ok!
Revista Nós e outros Olhos
Um bom exemplo disso é a história de um Xamã, que quando ainda era aprendiz, seu mestre o ensinava sobre a energia que em tudo existe. Neste ensinamento, o mestre chamou outro rapaz e pediu que fosse furiosamente com uma lança em cima de um pé de alface e entoasse palavras com a intenção de matar... Ao verem essa encenação, todos presenciaram a energia desse alface diminuir consideravelmente, como se estivesse realmente com medo. O mestre novamente chamou outro rapaz e pediu que desta vez, entoasse palavras de carinho, respeito e que dissesse para a planta que ela iria servir de alimento para a família dele, mas que ele não iria matá-la, apenas pegaria algumas folhas... Ao ver essa outra encenação, todos presenciaram que a energia desse mesmo alface praticamente dobrou de tamanho, como se estivesse pronta para cumprir seu objetivo (ser um alimento), ou seja, se entregando totalmente a essa pessoa. Bacana né! Antena-se para isso!
Revista Nós e outros Olhos
Agora, como existem uma infinidade de Plantas que podem ser facilmente cultivadas em casa, o negócio aqui é você escolher as que mais gosta e as que tem costume de usar frequentemente. Elas serão muito úteis no seu dia a dia e lhe auxiliarão de muitas maneiras, seja na alimentação, na alquimia, para aromatizar o ambiente e muito mais.

Veja abaixo algumas sugestões para você ter em sua Horta!
Sua Horta em Vasos!
 Você pode plantá-las diretamente da semente (facilmente encontradas em Mercadões) ou adquirir mudas já formadas e somente transferir para os Vasos em sua casa. O que é muito prático também!
Sua Horta em Vasos!
 Essas mudas que aqui estamos indicando e compondo todo o cenário (que você abaixo irá conferir mais), foram produzidas lá no Sítio Panorama em Itapira/SP pela Sabor & Saúde, uma marca que depois de ter um vasto conhecimento no comércio de hortifrúti, decidiu não só produzir as próprias plantas, mas fornecer em larga escala para os melhores hortifrútis do estado de São Paulo.
Sua Horta em Vasos!
João Olo, idealizador da Sabor & Saúde, nos fala que por serem plantas já comercializadas em Vasos, elas preservam por mais tempo a sua qualidade e já são prontas para o consumo. Elas são totalmente orgânicas e garantem o "Selo Neoo" dos novos tempos.

Então se você encontrar essas plantas da Sabor & Saúde em algum mercado ou hortifrúti, pode adquirir sem erro que é qualidade na certa... Isso nós mesmos comprovamos!
Sua Horta em Vasos!
E de todas essas, separamos algumas bem especiais (já em Vasos, é claro) para você conhecer melhor e se inspirar nessa empreitada de produzir seu próprio alimento.

Vamos lá?

Erva Cidreira ou Melissa
Onde plantar: Em uma Jardineira de chão
Sua Horta em Vasos!
Parente da hortelã e do boldo, a Melissa ou Erva Cidreira Verdadeira, é uma ótima pedida para se fazer chás (veja esse delicioso Chá de Melissa que fizemos na Maçã), sucos e saladas. Ela traz um leve gosto de limão em suas folhas e por ter princípios terapêuticos (sendo também um ótimo calmante para ajudar a dormir) é muito utilizada na aromaterapia.

Por ser uma planta que nos remete a um pequeno arbusto, ela é perfeita para ser plantada em uma Jardineira, assim, suas folhas crescem, não ficam apertadas e causam um ótimo bem-estar ao local.

Camomila
Onde plantar: Em um Vaso delicado e estilizado ou em uma Jardineira como esta da Melissa
Sua Horta em Vasos!
Definitivamente, esta é uma planta que todo mundo conhece e que ao menos uma vez na vida já deva ter tomado um chá. Quando ela cresce (aqui está em sua fase ainda bebê, rs), pode se confundir com as margaridas devido as pequenas flores brancas que saem de sua haste.

Fato legal sobre essa planta é que além dos chás que podem ser tomados, pode fazer um colírio bactericida com esse mesmo chá (sem açúcar, claro), deixar gelar e passar levemente nos olhos, principalmente nos das crianças pequenas. Também fazer um travesseiro com suas flores ajuda a criança a dormir melhor e a não ter pesadelos.
Sua Horta em Vasos!
Tanto a Jardineira de chão, quanto esse Pássaro/Vaso todo estilizado, são frutos da talentosíssima ceramista Nalu Back Camargo, que desde 2001 gerencia as atividades no Ateliê de Cerâmica Casa de Barro em Curitiba/PR. Um trabalho todo artesanal que nos encanta logo de cara e quando observado com mais atenção, nos transporta diretamente para uma realidade paralela.

A Jardineira por exemplo, inspirada nos trocos das Árvores, é o lugar perfeito para receber suas plantas tipo "arbusto". Ela é baixa, leve, contém uns desenhos em linha bem expressivos e se adapta a diversos ambientes, principalmente na composição com outros Vasos em um jardim.
Sua Horta em Vasos!
Tem esse Pássaro, que além de Vaso, também tem a sua versão apenas decorativa. E teve como inspiração a pombinha da Arca de Noé, que com o galinho na boca representa para a Nalu, não só o Espirito Santo contido no livro da criação, mas representa expressivamente a ideologia do próprio Ateliê. E isso percebemos bem no logotipo da marca.
Sua Horta em Vasos!
Sálvia
Aromática, cobiçada por muitos, utilizada na gastronomia e com diversos benefícios terapêuticos, a Sálvia é um pequeno arbusto que como deu para ver, estando em seu lar irá muito além da parte ornamental.

Fato legal da Sálvia é que ela também pode ser usada como incenso natural. Basta juntar várias folhas, amarrá-las com um barbante para ficarem bem juntinhas e deixar secar. Depois é só acender para sentir o aroma incrível pelo ambiente.

Onde plantar: Em um Vaso redondo, raso e grande
Sua Horta em Vasos!
Se você acompanhou o nosso especial de Jardim de Inverno, viu que esse Vaso do Ateliê Miscelânea de Jaboticabal/SP foi o cenário de um lindo cantinho dos elementais, que por sinal, uma parte decorativa que não pode faltar na sua Horta em Vasos.

Esse é aquele tipo de Vaso que foi inspirado em trazer mais leveza ao ambiente. Com um diferencial no estilo da pintura (tipo pátina), permitindo ao paisagista integrar o Vaso em um ambiente sem qualquer dificuldade.
Sua Horta em Vasos!
Para completar, esse Vaso vai bem também para cultivar plantas tipo arbusto, as mesmas que precisam de espaço para se desenvolver. Com essa Sálvia então... O casamento perfeito!

Alecrim
Sem sombra de dúvidas, o Alecrim é uma das plantas alimentícias mais cultivadas em residências Brasil afora. Isso não só pelo fato de seu cultivo ser muito fácil, mas por poder ser usado de infinitas maneiras na gastronomia, desde assados, defumados, saladas, conservas e muito mais. Além de ter ação desinfetante, onde você pode introduzir galhos e folhas de Alecrim no seu detergente ou álcool, aumentando a sua eficácia de limpeza ou até mesmo fazendo um forte chá, deixando esfriar e utilizando este preparo como desinfetante pela casa. Outro benefício do Alecrim, é sua ação natural inseticida, onde seu aroma afasta mosquitos diversos.

E se você fazer um churrasco por exemplo, poderá pegar um punhado e colocar diretamente sobre a brasa. Isso irá levantar uma fumaça muito agradável que além de perfumar todo o ambiente, irá trazer um sabor único ao alimento que está sendo preparado.

Onde plantar: Em um Vaso (pequeno ou médio) com uma certa profundidade ou em uma Jardineira de Parede
Sua Horta em Vasos!
Feita para resgatar os bons momentos vividos na "casa da vó", essa Jardineira de Parede da Filhas de Eva de São Paulo/SP é mais que uma peça decorativa, ela leva para as pessoas as cores e o brilho da diversidade religiosa em forma de artesanato.

Sendo um artesanato de madeira extremamente multifuncional, essa Jardineira de Parede tem dois ganchinhos para serem utilizados ou como suporte para "toalhas de mão" (em um Lavabo) ou como suporte para "panos de prato" (para auxiliar na Alta Performance na Cozinha) e é perfeita para acomodar um pequeno vasinho de Alecrim em sua gavetinha 😍 Um mimo para falar a verdade!
Sua Horta em Vasos!
Nascida há aproximadamente 4 anos, o nome Filhas de Eva veio como uma grande homenagem à Deusa-Mãe, a mesma que protege e que está presente nas mais diversas culturas e crenças. E sendo idealizada pelas artesãs Marinice Valletta e Roberta Valletta Luz, conhecer a Filhas de Eva fará você conhecer também um pouco do Sagrado que reside em cada um de nós.
Sua Horta em Vasos!
E já que estamos falando de Alecrim, outra indicação bem legal que pode servir como Vaso para ele é um Bule. Basta você fazer um furinho na parte de baixo para drenar a água e está tudo certo... Um novo Vaso se forma e em um autêntico se transforma.

E com a cerâmica é assim, nada se joga fora, se transmuta, se reutiliza, vira arte!
Sua Horta em Vasos!
Sem falar que esse Bule da Cerâmica Rê Amaral de Cotia/SP por si só já é pura arte. E se essa arte já é bonita como um Vaso, imagina ela em sua plena funcionalidade servindo um chá na sua Tradicional Hora do Chá 🍵 Coisa fina né! 😉
Sua Horta em Vasos!
Renata Amaral é uma grande artesã no oficio da cerâmica e a cada dia que passa nos surpreende com o seu trabalho. Além de desenvolver peças decorativas, Renata ainda cria belíssimos utilitários (basta você dar uma olhada em seus posts) e participa de diversas exposições. Resumindo, é sucesso por onde passa!

Flor de Lótus
A tão sonhada Flor de Lótus também tinha que ser uma indicação para você ter em sua casa, pois como suas pétalas tem um sabor e aroma muito sutil e agradável, combinam muito bem para fazer um chá (com água, mel, as pétalas e nada mais), em uma salada tropical, secas como incenso e terapeuticamente, como solução aos problemas do Ar (rinite, bronquite, catarros e outros mais)

Para viver, ela deve estar nas águas, onde suas raízes têm que encontrar o solo da terra e suas flores tem que saltar para fora da água como capacitores solares. Então para você ter em casa, terá que criar tipo um aquário, com direito a alguns peixes pequenos (para movimentar a água e para comer larvas de mosquitos) e itens decorativos.

Onde plantar: Em uma Tigela
Sua Horta em Vasos!
Você pode utilizar um balde como base, uma caixa d'água (dependendo da proporção do seu projeto), em um aquário de vidro ou até mesmo, em uma Tigela da sua cozinha, desde que não tenha furos no fundo para poder reter a água.
Sua Horta em Vasos!
E assim como o Bule acima, essa Tigela feita pela nossa parceira e ceramista Cris Rocha da Tauá Cerâmica em Sousas/SP, segue a mesma intenção de reutilizar itens da casa para outros fins. Inclusive, para você ter uma ideia da versatilidade deste tipo de produto que a Cris desenvolve, veja essa Pizza de Dadinho que fizemos com outro modelo desta peça (um pouco menor) combinando com pratos menores... Ficou demais!

Tomilho, Curry e Malva
Onde plantar: Em Vasos auto irrigáveis
Sua Horta em Vasos!
Assim como o Orégano, o Tomilho é um tempero indispensável em toda cozinha. Com suas folhas bem pequenas e em formato de véu, o Tomilho se apresenta mais que uma planta para a gastronomia, mas uma planta decorativa muito bonita para se ter em um jardim suspenso. 
Sua Horta em Vasos!
Outra planta exótica bem bacana para se ter em casa e que gosta de bastante Sol é o Curry. E apesar dela ter origem lá no Mediterrâneo, é bem mais simples você ter uma do que se imagina.

Essa erva (por assim dizer) tem um aroma incrível e pode facilmente ser usada como incensos naturais, como temperos de alimentos (em frango e legumes são as melhores pedidas para nós) e como planta decorativa.
Sua Horta em Vasos!
Já a Malva ou popularmente falando Malva Cheirosa, é uma planta que todos deveriam ter em casa devido a seus princípios de cura; muito utilizada em forma de chá para combater tosses secas, dores de garganta, eliminação de catarros e até mesmo prisão de ventre... Isso sem falar que ela ainda contém muitas outras ações positivas ao corpo, como no tratamento em caso de picada de insetos por exemplo (faça uma pasta com as flores e as folhas e passe sobre o local).
Sua Horta em Vasos!
Tanto o Vaso do Tomilho, do Curry e da Malva, são auto irrigáveis. Você abastece um pequeno reservatório interno (protegido da dengue) e através de uma cordinha, de forma natural conduzirá somente a umidade que a planta puxar para se manter saudável, ou seja, uma solução fantástica para quem tem o dia a dia corrido ou para quando você precisar fazer uma pequena viagem e não tiver ninguém para poder regar as suas plantas. 
Sua Horta em Vasos!
Inspirada em proporcionar as boas práticas em relação ao meio ambiente, a Plantiê Vasos Auto Irrigáveis de Caxias do Sul/RS, proporciona mais do que simplesmente um produto reciclável, proporciona um novo olhar sobre o que é sustentável e prático hoje em dia.

Idealizada por Mateus Serafim e Clarissa Cortelletti afim de solucionar as dificuldades do consumidor contemporâneo, esses Vasos produzidos a partir de plástico reciclado e Casca de Arroz (exatamente... Casca de Arroz), inicialmente foram preparados para orquídeas, mas depois de prontos se mostraram perfeitos para o cultivo de diversas plantas.
Sua Horta em Vasos!
Fora os Vasos auto irrigáveis, a Plantiê também oferece suportes em Nó Macramê e também suportes de chão para os Vasos, aliás, são Vasos em diversas cores para você escolher conforme a decoração do seu ambiente.
Sua Horta em Vasos!

Objetos Decorativos
Onde colocar: Em todo o ambiente
Sua Horta em Vasos!
Como deu para perceber nas indicações deste especial, praticamente em todo Vaso e espalhado harmoniosamente pelo ambiente, estão vários objetos decorativos trazendo mais encanto e movimento ao olhar.
Sua Horta em Vasos!
A dica aqui é você abusar da sua criatividade e a cada detalhe trazer um pouco da sua personalidade pessoal através destes objetos.

É como se em cada parte do seu jardim ou da sua Horta, você contasse uma história, indicasse um cenário, tudo para a pessoa que está ali observando, possa criar a cena que desejar em sua mente. Isso não só valoriza a planta, mas traz mais graça e alegria ao local. Fica muito legal né!
Sua Horta em Vasos!
Essas peças em miniatura como Sapos, Duendes, Casinhas, Cogumelos, Pássaros, Borboletas, Joaninhas e praticamente tudo o que você imaginar para esse tipo de decoração, são feitos e pintados um a um pela Gislaine Forbes (e outros artistas nacionais) no Jardim de Fadas em São Paulo/SP.

São peças bem elaboradas, ricas em detalhes, perfeitas para encantar os olhos principalmente das crianças, proporcionando uma interação lúdica que ajuda a aproximá-las da Natureza. E tanto no seu Jardim, como em sua Horta, pode ter certeza que terão um grande destaque.
Sua Horta em Vasos!
E além dos Vasos com as plantas, você poderá criar Vasos somente decorativos, como nessa fusão entre as miniaturas do Jardim de Fadas e o Vaso Ruínas da Florescer Design Botânico de São Paulo/SP. Um pequeno Vaso de cimento com acabamentos em pedras que inclusive, foi um dos destaques que apresentamos recentemente em uma decor de Lavabo. Aqui por exemplo, nos remete à uma Torre, um ponto de observação, uma jogada no Xadrez!
Sua Horta em Vasos!
Outra opção decorativa em sua Horta, será mesclar com as plantas algum tipo de flor ou suculenta, assim como fizemos neste Vaso cilíndrico e de cimento do Studio Gaia de Santa Gertrudes/SP (a mesma que também nos surpreendeu com um conjunto de Vasos e Hangers no projeto de Jardim de Inverno). Elas realmente harmonizam perfeitamente no ambiente e criam um aspecto de Jardim Encantando. Aqui por exemplo, representa o ponto de apoio, o ponto de mutação, o da integração com a Natureza, Paz!
Sua Horta em Vasos!
Resumindo queridos, produzir seu próprio alimento é tudo de bom, exige tempo e dedicação, mas é tudo de bom! Pois só de saber que você está utilizando um alimento colhido ali na hora, totalmente fresco e com os seus toques especiais, já faz tudo valer a pena.

Lembrando novamente...

Mesmo que seja um Vaso,
aquele ao lado da pia,
com uma Hortaliça para temperar o feijão...
É o suficiente para mudar o Ar da sua casa!

Um pedacinho do sítio dentro de casa...
Uma Horta em Vasos!

Agora sim...
O Galo já pode cantar 😉

Até a próxima!
Revista Nós e outros Olhos
Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
 Sabor & Saúde Ateliê Casa de Barro
 Plantiê Jardim de Fadas
 Filhas de Eva Florescer Design Botânico
 Ateliê Miscelânea Studio Gaia
 Cerâmica Renata Amaral Tauá Cerâmica
Revista Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Mandalas do Amor com Mandalas
Mandalas de Luz com Sino dos Ventos

4 comentários:

  1. Parabéns. Digno de aplauso e de elogio. Pelo trabalho, pelo esforço, pela dedicação. Demonstra fico, força e fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a equipe que participou desta campanha ficou muita feliz com suas palavras...

      Essa é uma publicação muito especial pois tem tudo a ver com a nosso ideologia e esperamos que com essas dicas possamos incentivar as pessoas se aproximarem da Natureza.

      :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo ártico, quem trabalha com vasos e plantas todos os dias sabe como é gostoso e relaxante! Um abraço colegas da www.nordicgreen.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, pessoal! O sentimento é esse mesmo :) E parabéns pelo trabalho de vocês, é muito bonito!

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad