Post Top Ad

Especial de Outono: Receita de Maçã assada com Calda de Gengibre e Hidromel

Uma Receita Mágica...
Feita com muito carinho para um dia especial e para pessoas especiais :)

Seus ingredientes perfumam todo o ambiente, seu visual encanta e seu sabor energiza todo o corpo proporcionando muito vigor. Com certeza essas são as características de um prato para se fazer em um Dia especial... E hoje, temos muitos motivos para isso, pois hoje inicia-se o Outono e o Ano Novo!!!
Maçã Assada
Depois que acontece o ápice do Verão, a temperatura vai abaixando; é uma forma da Natureza dizer que o Outono é a próxima Estação. O Outono traz aquele clima aconchegante que é muito propício para comer uma sobremesa com quem amamos! <3

E também é um momento para renovar as energias, já que também inicia um Novo Ano... Isso mesmo, Ano Novo! Hoje, a Terra, o Sol e a Constelação de Áries estão se alinhando, isso significa que depois de 365 dias, estamos novamente no signo de Áries. Bacana né!

Para você ter uma ideia, comemorar o ano em Janeiro é algo relativamente novo. Os Povos Antigos acompanhavam o calendário olhando para o Céu. Ficavam de olho nos movimentos da Lua, do Sol, das Estrelas (para saber quantos dias se passavam), as fases da Lua, em qual Estação estavam vivendo e também, se planejavam na agricultura através dessas informações. E assim acompanhavam tudo que acontecia no período de um Ano e quando ia iniciar tudo novamente, se comemorava o Ano Novo. E acredite, ainda hoje tem muitas culturas que comemoram o Ano Novo dessa forma... Naturalmente falando, faz mais sentido.

Um dia com tantos pontos positivos como esse é também um grande momento de renovação, onde fazemos aquele balanceamento sobre a vida e reiniciamos este ciclo celebrando as novas possibilidades. Então reúna-se com as pessoas que ama, brinde por todas bençãos recebidas até o momento e que o novo trilhar seja de uma vida alegre e próspera.
Maçã Assada
Sejam todos bem vindos a mais uma receita temática e especial da Revista Neoo, anote o passo a passo e recrie para os seus essa nossa saborosa e delicada "Maçã assada ao forno com calda de Gengibre e Hidromel"... É de lamber os beiços até o fim ;)

Para fazer a Maçã assada você vai precisar de:
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Maçãs Verdes ou Vermelhas
Pitadas de Canela em Pó
1 Anis Estrelado para cada Maçã
Açúcar Demerara a gosto

Modo de Preparo
Primeiramente lave bem as Maçãs.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Retire o talinho dela.
Maçã
Corte o topo da maçã e retire delicadamente o interior que envolve as sementes.
O truque aqui é não chegar próximo a casca (das beirados e fundo), pois pode danificar a estética da Maçã na hora de assar, por isso, retire somente o meio dela ok.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Para dar um toque de sabor e não deixar a Maçã tão escura, passe Limão nas partes internas.
Revista Neoo
Prepare uma pequena fôrma (isso vai depender de quantas Maçãs irá fazer) com papel manteiga e posicione as Maçãs de forma que não encostem uma nas outras, pois esse espaço é necessário para assá-las por todos os lados.
Revista Neoo
Acrescente um pouco de Açúcar dentro da Maçã e também em seu topo, isso irá criar um caramelo que realçará ainda mais o sabor doce dessa Fruta.
Revista Neoo
E para dar aquele toque de classe, acrescente Canela  em Pó (no interior e no topo da Maçã), uma especiaria fundamental nessa receita.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Hoje em dia a Canela é muito usada na gastronomia, tanto em pratos doces quanto salgados, sendo uma das especiarias fundamentais para se ter em toda cozinha e de muito fácil acesso. Ela é barata, mágica, aromática, ajuda no bem estar do corpo e como incenso é tudo de bom, pois tem um poder atrativo muito forte. Por isso, muitas pessoas sopram um punhado de canela na porta principal da casa ou do trabalho (sempre de fora para dentro) para atrair mais prosperidade ao ambiente.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
No passado era muito cobiçada e era utilizada como moeda de troca, principalmente na região da rota das especiarias (Oriente), onde usava-se para pagar impostos, serviços e muito mais.
Após a Canela, acrescente mais um pouquinho de Açúcar Demerara para os sabores se fundirem por completo.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
E em definitivo, a Estrela desse preparo antes de colocar a Maçã para assar... O Anis Estrelado.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Em cada Maçã adicione um Anis Estrelado no topo ou dentro dela.
Nós preferimos colocar no topo para o aroma do Anis ressaltar ainda mais quando estiver no forno, além de ficar muito mais bonito também :) 
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Leve ao forno médio por aproximadamente 20 à 25 minutos, esse é o tempo para assar a Maçã por fora e deixar seu interior macio como um Purê... Mas fique sempre atento ao preparo, pois ela assa bem rápido e se passar do ponto, o interior da Maçã poderá sair para fora da casca.
Revista Neoo
Essa receita, como dá pra ver, é muito fácil de se fazer e o resultado é muito satisfatório... E olha que ainda virá uma deliciosa calda de Gengibre com Hidromel por cima para dar aquele toque de classe com muita originalidade.

Vamos para a Calda, que essa por sinal, fazemos questão de mencionar para que mais e mais pessoas possam usufruir... Pois sem sombra de dúvidas, é demais :) Faça e depois nos fale do impacto de sabor dessa combinação ;)

Para fazer a Calda de Gengibre com Hidromel você vai precisar de:
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
1 Colher de Café de Gengibre em Pó
6 Colheres de Sopa de Açúcar Demerara
400ml de Hidromel

Modo de Preparo
A primeira coisa nessa Calda é saber que tipo de Hidromel irá utilizar, pois como existem diversos sabores/variações da bebida, esse vai ser o detalhe que trará o contraste e tonalidade para a Calda.

Esse Hidromel por exemplo, da Hidromeis Kalèvala de Niterói/RJ, tem um sabor muito peculiar de Whisky, pois em sua fermentação leva Whisky Artesanal feito pela própria Kalèvala. Em alguns lotes essa bebida pode variar entre 13% e 17% de Teor Alcoólico e foi eleito, segundo o site cenamedieval.com.br, o 3º melhor Hidromel do Brasil em 2016 pelo voto popular.

Então se você gosta de Hidromel, ou nunca provou... Super indicamos essa bebida que em sua essência, é um vinho fermentado a partir do Mel e não da Uva (como os vinhos tradicionais). Sem falar que é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo e percursora de muitas outras.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Em uma Panela adicione o Açúcar Demerara para iniciar o preparo da Calda.
Revista Neoo
Após o Açúcar, acrescente o Hidromel.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Desde sempre apoiamos e difundimos a cultura Hidromeleira aqui no Brasil, que hoje em dia está crescendo cada vez mais, por isso, esse Hidromel do Jarl, que foi criado por Caio S. Brandão e pela Erika Koster, tem todos os atributos para ser e continuar sendo grande referência aqui no Brasil neste segmento.

Fundada em 2015, a Hidromeis Kalèvala, tem como objetivo expandir cada vez mais seus produtos orgânicos, para que mais pessoas possam apreciar uma bebida digna dos Deuses.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
O próximo passo é adicionar o Gengibre em Pó, que por sua vez, ressaltará o sabor e aroma de toda a Calda.

Esse literalmente é um dos ingredientes fundamentais nessa receita, pois além do sabor, como disse acima, ele entrará com seus poderes medicinais e afrodisíacos. Sendo muito estimulante, o Gengibre aumenta a disposição dando mais energia para as pessoas.

Aqui usamos ele na composição da Calda, mas você também poderá fazer chás, composições com outras refeições (salgadas ou doces) e até mesmo para ajudar no emagrecimento, pois ele auxilia na digestão (tome o chá após a refeição).
Revista Neoo
E já que citamos a rota das especiarias... Aqui no Brasil nós também temos uma, ela fica localizada na cidade de Ribeirão Preto/SP e seu nome é Kampo de Ervas.

Seus produtos também tem o selo Orgânico, o que confere ótima qualidade, mas além disso, são fruto da agricultura familiar onde sempre temos o apreço de desenvolver diversas receitas com eles. São muito bons mesmo, e todo prato que já fizemos, foi sempre sinônimo de sucesso.

Aqui nessa receita temos um grupo de produtos da Kampo de Ervas que representam bem o trabalho que fazem e que você deve ter em sua casa ou restaurante; A Canela em Pó, o Gengibre em Pó, o Anis Estrelado e a Canela em Pau.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Sabe quando você descobre que uma receita é mágica?

Pois bem, são os Sinais. Eles estão por toda a parte, naquilo que vemos, tocamos, sentimos e é claro, naquilo que alimentamos.

"Dizia um Sábio que quando observamos nuvens com tons rosas no final de tarde, praticamente no por do Sol, sabemos que no próximo dia será de calor e muito Sol... E o mesmo vale quando observamos a fluidez dos Rios para saber se no próximo dia irá chover."

Na alimentação, formatos, cores, aromas... Tudo são indicativos de como é a energia do alimento que estamos preparando... E essa receita tem muito disso, pois as Espirais da Vida sempre indicam o caminho certo.
Revista Neoo
Leve essa mistura ao fogo médio por aproximadamente 20 à 30 minutos, mas a cada 5 minutos sempre mexa um pouco. Quanto mais tempo deixar no fogo, mais grossa ficará a Calda, por isso, controle o fogo e também o tempo sempre monitorando para ter o ponto desejado.
Revista Neoo
E se a Calda engrossar demais, poderá colocar um pouco mais de Hidromel (mas bem pouco) para torná-la mais liquida... Caso desejar, é claro!
Revista Neoo
Indicamos que a calda seja feita ao mesmo tempo da Maçã, mas podendo ser feita um pouco antes para apreciarem essa sobremesa ainda bem quentinha. Aqui ambas praticamente ficarão prontas juntas.

Mas enquanto a Maçã está no forno e a Calda está no fogo, prepare sua mesa para esse alimento que deixará qualquer um de queixo caído....
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
E assim como as camadas da Terra, devemos lembrar de sempre trazer os elementos naturais sobre a mesa... Ou seja, trazer cada vez mais a energia da Natureza para dentro de casa. Pois lembre-se, mesmo vivendo em uma Metrópole, você faz parte dela e ainda está nela!

Ao fazer essa harmonização no seu lar, é o mesmo de colocar um imã que só atrairá bons ventos...

Se inspire...

Para trazer a sutileza do Ar, um conjunto de Mesa Posta da In Love Criações de Caxias do Sul/RS, que aqui são representadas pelas formas livres e com esses lindos Pássaros em Cerâmica, tudo para realçar ainda mais esse clima. E saiba de uma coisa, usar uma mesa posta como essa é dar liberdade para sua criatividade voar cada vez mais nas asas da imaginação.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Essa imaginação de mesa posta em forma de arte foi desenvolvida pela Sabrina Agustini e Fabiane Kaefer, que criaram a marca tanto pelos gostos semelhantes, quanto pela paixão em criar e inovar.

E inovaram mesmo, pois esse conjunto de Toalha de Mesa, Sousplat, Guardanapos e Porta Guardanapos, foram pensados e desenvolvidos para esse projeto. Eles trazem não só um tom de originalidade e muito conceito, mas trazem também o apreço da personalização para cada refeição que você poderá apresentar.

A essência mágica nessa composição é tão grande, que até os arabescos do Sousplat se harmonizaram perfeitamente com o Livro que indicamos para leitura e também com o próprio rótulo do Hidromel... Para nós isso foi positivo demais.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Para trazer a firmeza da Terra, pratos de cerâmica com formas rústicas e feitas totalmente de forma artesanal. Eles são altos, delicados (mas com uma pegada robusta) e garantem estilo e sofisticação ao servir o alimento sobre ele.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Feitos pela artista e orientadora Rakel Crepaldi da Rakel Atelier de São Paulo/SP, esses pratos tem como inspiração a forma de "Tijolos", sim "Tijolos"... Uma forma de você também se inspirar e recriar a construção da mesa posta e utilitários como bem entender, ou seja, livre e com a sua essência.

Rakel é uma grande parceira que já participou de diversos outros trabalhos em nossa mídia e sempre nos surpreende com seus produtos, um mais bonito e original que o outro. E se você gosta de Cerâmica e sempre quis aprender, saiba que Rakel orienta aulas em seu Atelier em SP e pode te ensinar essa arte milenar com os benefícios que a tecnologia atual pode nos oferecer.
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
As três formas de Água estão bem representadas com o Hidromel Kalèvala, onde temos em sua cor um violeta escuro nos remetendo as águas profundas dos oceanos, seu sabor agradável assim como as águas doces dos rios/cachoeiras e a fluidez de uma água que em sua essência é viva.

Uma bebida que além de fazer parte da nossa Calda, também faz parte da harmonização suprema de toda refeição, em especial, esta!
Receita de Maçã assada com calda de Gengibre e Hidromel
Bóra Servir!!!

Centralize a Maçã assada no centro do prato e acrescente a Calda.
Revista Neoo
Esse é um momento de puro deleite, pois já começamos a comer com os Olhos, e as vezes, com  outros Olhos também rsrs
Revista Neoo
Fica muito bonito e ao mesmo tempo rústico, não é verdade?

E por ser um alimento feito no Fogo, selamos os 4 elementos vitais de toda a vida e de tudo aquilo que se transforma. Trazemos em si neste prato, a essência do momento que estamos vivendo. Onde podemos transformar nossas vidas de acordo com aquilo que desejamos, pois como diz Carlos Castañeda, nosso Intento deve ser inflexível.

Por isso aproveite o embalo das noites de Outono e elimine tudo aquilo que te faz mal, que não lhe pertence e principalmente, aquilo que atrasa a sua vida... E assim como essa linda sobremesa harmonizada, planeje e mude o foco do seu imã pessoal para atrair somente coisas boas... Yeahhh !!!!
Revista Neoo
Esteja presente com quem você mais ama e prepare essa sobremesa para ela ou para ele... Com certeza bons momentos terão e novos votos farão.

Uma mesa para 2... Para vocês 2, para todos nós!!!
Pois sentados nela, seremos o Quinto Elemento...
E assim, a Roda do Ano mais uma vez gira e agradecemos sempre por estar vivo mais um dia.
Revista Neoo
Brinde e Comemore... Todos merecemos!
Revista Neoo
Esse são os votos Naturais da Revista Neoo,
por isso o primeiro pedaço deste Outono oferecemos para você :)

Seja Feliz e até a próxima....
Revista Neoo
Participação especial nesta receita:
Redirecionamento para Pages ao clicar nas imagens
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Studio Gaia com Vaso de Cimento
Tauá Cerâmica com Taças
John Haywood com Livro Os Celtas / Edições70

Menção Especial
Carlos Cartañeda

Um comentário:

  1. Nos dá IN LOVE CRIACOES ficamos muito honrados em participar deste edital que ficou simplesmente divino. Nossa emoção foi tanta que não cabe em nós. Obrigada a todos envolvidos nessa parceria. Obrigada a Revista Nós e Outros Olhos por nos proporcionar tamanha emoção. Forte abraço e seguimos em frente para novas parcerias com todos. Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad