Post Top Ad

Universidade desenvolve pratos descartáveis feitos de folhas




A preocupação com o uso crescente de recipientes descartáveis poluentes tem incentivado uma equipe de pesquisa da Universidade de Naresuan a desenvolver um processo para fazer tigelas de comida biodegradáveis a partir de folhas.

Professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir, finalmente, tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Por tentativa e erro, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças. Os pratos suportam até água quente, sem vazamento e se degradam naturalmente depois de serem descartados (de preferência onde haja vegetação, assim sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).




Sirintip Tantanee, decano da faculdade, disse que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

Samorn Hiranpraditsakul, professor de engenharia industrial, disse que a inspiração para desenvolver estes recipientes ecológicos veio de uma visita a um templo no Norte, onde viu as enormes pilhas de descarte.

O processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, as cientistas usaram o amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.



Fonte: Razões para acreditar
Via: https://blog.plantei.com.br




Um comentário:

  1. Olha o que eu achei!
    Eu estava mexendo na internet procurando dicas para cultivar minhas amadas orquídeas, até que
    encontrei esse guia gratuito.
    Ele é incrível, ensina de uma forma simples como você pode melhorar o seu cultivo para que
    consiga lindas florações.
    https://sites.google.com/view/florescendo-orquideas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad