Post Top Ad

Gueixas

A profissão de gueixa surgiu no século XVIII. Elas são artistas submetidas a uma rigorosa disciplina, e não prostitutas exóticas, como é freqüente se supor no mundo ocidental. O prefixo guei, na verdade, significa arte. As gueixas são o fenômeno mais próximo do feminismo que o Japão possui: elas estão entre as poucas mulheres que conseguem independência financeira em uma cultura extremamente patriarcal. Com uma liberdade que não é concedida às esposas, elas representam a mulher liberada japonesa – são extrovertidas e sensuais, ao invés de recatadas e reprimidas.


Elas estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um simples equivalente oriental da prostituta. Elas não trabalham com sexo. Podem chegar a flertar, mas seus clientes sabem que não irá passar disso, e esse é o fato que muitos homens se encantam com a cultura de uma gueixa. No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. Ao contrário do que se verificava nos séculos XVIII e XIX, as gueixas são atualmente em número bastante mais reduzido. Maiko é o termo utilizado para designar uma gueixa aprendiz. O elegante, mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai.


Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (oki-ya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa. Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.


Conhecer uma gueixa, porém, é privilégio para poucos.
Em geral, seus clientes são formados por grandes empresários, políticos de peso, membros da yakuza (a máfia japonesa) e artistas famosos.
E não basta ter muito dinheiro; para entrar nesse círculo seleto, é preciso ser apresentado por outro cliente mais antigo. "As gueixas oferecem entretenimento e arte para a elite japonesa.
Quando presidentes e diretores de grandes corporações desejam receber bem seus convidados, seus parceiros de negócios, é comum levá-los às casas de chá (ocha-ya)"


Mas esse universo, que ainda hoje é cercado de mistério, pode estar em extinção.
No início do século, havia cerca de 80 mil gueixas no Japão.
Hoje, estima-se que sejam apenas dois mil. Ironicamente, a influência do Ocidente (que tanto fascínio tem pelas gueixas) é apontada como uma das causas do crescente desinteresse dos japoneses pelas suas antigas tradições.





dica: MayaraMartins.

2 comentários:

  1. Olá Binha, queria utilizar umas das suas fotos (de gueixa) em uma colagem que estou fazendo pra um panfleto aqui da minha empresa.
    Posso copiar uma das suas fotos?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode! Porém precisa colocar o crédito do fotógrafo.

    Me fale qual vai usar, que te digo de quem são os créditos.

    Tem tbém essas fotos:
    http://noseoutrosolhos.blogspot.com.br/2011/01/orientando.html


    Bons ventos... Binha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad